Flamengo vence o Grêmio e pode ser campeão na próxima rodada mesmo sem jogar
Ninguém tira mais o título do Flamengo, mas o grito de ‘é campeão’ ainda vai ter que esperar pelo menos mais uma rodada. Neste domingo (17) o Rubro-Negro bateu o Grêmio por 1 a 0 na Arena e agora soma 81 pontos, com incríveis 13 pontos de vantagem para o Palmeiras, atual segundo colocado. O Grêmio é o quarto, com 56.
O Flamengo não joga pelo Brasileiro no próximo fim de semana, pois a partida contra o Vasco foi antecipada e terminou empatada em 4 a 4 na última quarta-feira. Mesmo assim, o carioca pode ser campeão caso o Palmeiras perca para o Grêmio em SP, no domingo (24).
O Rubro-Negro faz a final única da Copa Libertadores da América contra o River Plate, da Argentina. O jogo será no sábado (23), em Lima (Peru).
O jogo
O Flamengo, com apenas Diego Alves, Arrascaeta e Gabriel como titulares, começou o jogo melhor do que o Grêmio.
Em velocidade e com os jogadores trocando de posição no campo ofensivo, dificultou a marcação adversária.
O gol do jogo, marcado por Gabriel aos 33, foi de pênalti. O camisa 9 cruzou, e abola bateu no braço esquerdo de Léo Moura.
Arrascaeta e Lucas Silva perderam boas chances antes do gol de Gabriel. Sempre no mesmo roteiro: saída em velocidade após erros de passe do Grêmio.
O mesmo Gabriel foi expulso aos 28 do segundo tempo. Com um a mais, o Grêmio intensificou a pressão.
Era melhor do que o Flamengo até então. Porém, Renato Portaluppi errou: empilhou atacantes no time, com as entradas de André e Vizeu. O time não soube criar.
Diego foi fundamental ao marcar Maicon, o cérebro tricolor. Jorge Jesus, inteligente, posicionou o time fechando a frente da área.
Sem criatividade, o time da casa não soube explorar as laterais e só ameaçou na individualidade de Everton.
Mesmo com 21 finalizações contra nove (7 a 4 nas chances de gol) e com 69% de posse de bola, o Grêmio abusou mesmo foi dos cruzamentos (22 a 2). Não teve força e/ou competência para empatar.
*Com informações do site Globoesporte