Esportes

Estadual Série B começa neste sábado com apenas três times e duas vagas na elite

Tem início neste final de semana a segunda divisão do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol. Este ano, a competição terá apenas a participação de três clubes, Cena, de Nova Andradina, Maracaju e Pontaporanense, que disputarão duas vagas na elite do futebol estadual.

O sistema de competição é o tradicional pontos corridos, com os três times disputando entre si partidas de turno e returno. Os dois que somarem mais pontos fazem a grande final e, automaticamente, estão classificados para disputar a Série A do Estadual de 2020, que acontece de janeiro a abril.

O primeiro jogo será entre Cena e Pontaporanense, no sábado (26), às 15 horas, no Estádio Andradão, em Nova Andradina.  A partida será apitada por Daiane Caroline Muniz, que terá o auxilio de Cícero Alessandro de Souza e Élita Maria da Silva. Carlos Linhares será o 4º árbitro.

O Cena será comandado por Éder Baratella, o Maracaju segue com Thiago Macarrão e a Pontaporanense por João Francisco Marçal. Nenhum dos profissionais já conseguiu ser campeão da segundona sul-mato-grossense.

O Maracaju deverá escolher outro campo para mandar os seus jogos, já que nesta sexta-feira (25) a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) confirmou que o Estádio Loucão, em Maracaju, não foi liberado pelo Ministério Público Estadual e segue interditado.

Histórico da Série B

O Naviraiense, a Serc de Chapadão do Sul e o Itaporã são os maiores vencedores da Série B, com duas conquistas cada. O Misto, de Três Lagoas, também teria duas, mas perdeu o título em 2017 por escalação irregular e o caneco ficou com o Operário de Dourados.

Dos três participantes deste ano, apenas o Maracaju já conquistou o título da Série B, o feito foi em 2004, também já foi vice-campeão em 2010. O Cena ficou com o vice em 2017 e a Pontaporanense nunca chegou a final.