eSport

Sony anuncia compra da Bungie por US$ 3,6 bilhões

A Sony Interactive Entertainment anunciou nesta segunda-feira um acordo para comprar a Bungie, empresa norte-americana criadora do jogo Destiny e da franquia Halo, por US$ 3,6 bilhões (equivalentes a cerca de R$ 18 bilhões, na cotação atual). O anúncio vem duas semanas depois do anúncio da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, em um negócio de US$ 68,7 milhões.

De acordo com o site gamesindustry.biz, quando a aquisição for concretizada, a Bungie será uma subsidiária independente da Sony, comandada por uma diretoria que terá o atual CEO e presidente Pete Parsons e outros líderes atuais da empresa.

A Sony disse que a Bungie continuará sendo um estúdio multiplataforma, com a opção de “publicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”, indicando que, independente da aquisição, a empresa terá a liberdade de distribuir os jogos em outras plataformas que não sejam da Sony, como o Xbox, da concorrente Microsoft.

A Bungie pertenceu à Microsoft de 2000 a 2007, ano em que se tornou novamente uma desenvolvedora de jogos independente. A empresa ainda atuou, de 2010 a 2019, em parceria com a Activision, que trabalhou como publisher de Destiny 1 e 2.

No último dia 18, a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard e causou uma série de memes com a Sony. Dois dias depois, Phil Spencer, chefe de jogos eletrônicos na Microsoft, disse que a empresa planejava manter o Call of Duty no PlayStation.

— Este é um passo importante em nossa estratégia de expandir o alcance do PlayStation para um público muito mais amplo. Entendemos como a comunidade da Bungie é vital para o estúdio e esperamos apoiá-los enquanto eles permanecem independentes e continuam a crescer. Assim como a Bungie, nosso comunidade é essencial para o DNA do PlayStation e nossa paixão compartilhada pelo jogador e em construir o melhor lugar para jogar agora evoluirá ainda mais — disse o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, em comunicado reproduzido pela gamesindustry.biz.

*Por Globoesporte

Deixe um comentário