eSport

26 anos depois, game Pro Evolution Soccer vai mudar de nome e será gratuito

Um dos principais games de futebol do mundo, o Pro Evolution Soccer (PES) ou Winning Eleven (Japão), vai mudar de nome e, de quebra, vai entrar no modelo free-to-play (F2P). O simulador produzido pela Konami se chamará eFootball e entra no mercado até o final deste ano já em sua versão para 2022, sendo disponibilizado gratuitamente para consoles, PC e smartphones.

O anúncio da novidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), através de um comunicado da produtora, e não agradou aos fãs da franquia. O lançamento oficial deve acontecer somente em agosto, em um evento.

De acordo com a Konami, a mudança é para coincidir com a transição da geração do console e as mudanças no ambiente de mercado.

Novidades

O eFootball terá uma nova tecnologia chamada “Motion Matching”, que permite otimizar a reprodução dos movimentos que os jogadores fazem em campo, oferecendo quatro vezes mais animações do que antes e movimentos altamente realistas.

Além disso, o ambiente de desenvolvimento de todas as plataformas passou a ser unificado, o que permitirá o cross-play entre as plataformas no futuro.

Neymar em eFotball 22 — Foto: Konami
Neymar em eFotball 22 — Foto: Konami

O eFootball tem mudanças na jogabilidade de dribles e defesa no 1v1. No drible, há novidades quanto ao controle, o que também resultou em adaptações para o sistema de defesa.

O jogo passa a contar com o “Controle da Bola”, que aproveita a entrada analógica do R2 / RT para controlar a força do toque da bola, enquanto o “Knock-On” permite toques fortes instantâneos.

Há novos elementos aos controles defensivos, como “Match-up” e “Defesa Física”, para que o zagueiro possa se defender do drible.

Pique no eFootball — Foto: Konami
Pique no eFootball — Foto: Konami

Outras informações sobre a jogabilidade e os modos online com foco no ataque e na defesa 1v1 serão reveladas no final de agosto.

O jogo

Lançado pela primeira vez em 1995 com o título de Winning Eleven, o jogo rapidamente se tornou uma febre no mercado mundial. Em 2001, adotou o nome de Pro Evolution Soccer (PES) para ganhar força no concorrido mercado americano.

Desde então a série foi sendo atualizada anualmente, com aprimoramentos na qualidade gráfica e jogabilidade. É considerado o 15ª game mais vendido do mundo, com mais de 100 milhões de cópias e tradução para mais de 90 línguas diferentes.

Deixe um comentário