Copa América permitirá três trocas no elenco entre fase de grupos e finais
A Copa América de 2021 terá em seu regulamento uma permissão inusitada para competições curtas. A Conmebol confirmou, após reunião de seu conselho nesta quinta-feira, que as seleções que avançarem às fases finais poderão fazer três trocas em seu elenco ao fim da fase de grupos, além de possíveis mudanças de atletas cortados por lesão.
A nova regra, adicionada ao regulamento original do torneio, que seria realizado no meio de 2020, permitirá uma maior flexibilidade à comissão técnica na convocação dos jogadores. Os atletas que forem chamados apenas ao fim da fase de grupos, antes das quartas de final, poderiam se apresentar mais de 20 dias depois do restante da delegação, permanecendo com a seleção por cerca de duas semanas (caso o time vá à final).
Depois da reunião desta quinta, a confederação sul-americana divulgou o calendário completo da Copa América, que terá início no dia 11 de junho e terminará em 10 de julho de 2021. Os grupos A e B permanecem com as mesmas equipes, com jogos na Argentina e na Colômbia, respectivamente. A seleção brasileira está na chave B, junto a Venezuela, Peru, Catar, Equador e a anfitriã Colômbia.
Atual campeão, o Brasil estreará no dia 13 de junho, contra os venezuelanos, em Medellín, e depois voltará a campo no dia 17, contra os peruanos, em Cali. A terceira partida da Seleção será contra o Catar, em 21 de junho, em Barranquilla, e quarta, no dia 24, diante dos colombianos, na mesma cidade. A participação brasileira na fase de grupos termina contra o Equador, no dia 28, em Bogotá.