Copa América acontece em junho apenas com países sul-americanos
A edição do ano de 2021 da Copa América, competição de futebol mais antiga do mundo entre seleções nacionais, não terá a tradicional presença de dois países como convidados. Com isso, apenas os 10 times sul-americanos competirão entre si pelo título.
A nova tabela da copa foi divulgada nesta semana pela Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol). Os países-sedes continuam os mesmos, Argentina e Colômbia.
Austrália e Catar, que tinham sido chamados para participar, desistiram por conta da pandemia e não serão substituídos por outras seleções.
Com isso, a abertura será realizada em Buenos Aires no dia 13 de junho com Argentina x Chile. No mesmo dia, Paraguai x Bolívia acontece em Mendonza.
Atual campeão, o Brasil estreia dia 14, contra a Venezuela, em Medellín. Depois, enfrenta o Peru, 18, em Cali. Em seguida, a Colômbia, 24, em Barranquilla, e fecha a primeira fase contra o Equador, 28, em Bogotá.
A Copa América terá dois grupos com cinco equipes cada que se enfrentam entre si em sistema de pontos-corridos. No Grupo A estão Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e o Uruguai. No B, estão Colômbia, Brasil, Equador, Peru e Venezuela.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. A grande final será disputada em Barranquilla, no dia 10 de julho.
O Brasil é o atual campeão da competição.