Com Águia Negra e Aquidauanense, Brasileirão Série D começa em setembro
Com dois representantes do futebol sul-mato-grossense, o Campeonato Brasileiro Série D terá início no dia 06 de setembro e a grande final agendada para o dia 07 de fevereiro de 2021.
O calendário da competição foi anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta semana, que também informou sobre a realização dos jogos sem a presença do público e das medidas de biossegurança para todos os envolvidos nas partidas.
Vice-campeão estadual em 2019, o Aquidauanense está de volta ao Brasileirão, no entanto, o time irá participar de uma fase pré, ou seja, precisará vencer o Real Noroeste (ES) para depois ser encaixado na fase de grupos da competição. Serão dois jogos, de ida e volta, sendo que o primeiro confronto será no Espírito Santo.
Já o Águia Negra, que foi o campeão na edição passada do Sul-mato-grossense, está no Grupo 5, ao lado do Crac, Operário-VG, Goianésia, Goiânia, União-MT e Vitória-ES. Quem vencer no duelo entre Aquidauanense e Real Noroeste também vai entrar nesta chave, ou seja, podemos ter um confronto estadual no Brasileirão.
Os clubes têm até o dia 21 de julho, 45 dias antes do início da competição, para apresentarem laudos atualizados dos estádios Ninho da Águia e Noroeste. Após o início da pandemia, a CBF ajudou Águia Negra e Aquidauanense com 120 mil reais para cada.
Até o momento nenhuma das duas equipes de MS confirmou a participação na competição nacional. É válido lembrar que o Campeonato Estadual foi paralisado na segunda fase e não tem data para retorno.
Os clubes irão promover novo pedido de ajuda e solicitar a não punição no caso de desistência. A ideia foi encabeçada pelo presidente do Marcílio Dias Lucas Brunet. A CBF ainda não se posicionou sobre o pedido dos clubes.
Ainda conforme o calendário de competições da CBF, a primeira divisão do Campeonato Brasileiro será disputado entre 09 de agosto e 21 de fevereiro e as Séries B e C de 08 de agosto e 31 de janeiro.