Esportes

Brasileirão pode sofrer alterações devido ao coronavírus

O Campeonato Brasileiro, principal competição de futebol do país, pode sofrer uma importante alteração do seu formato de disputa caso a pandemia do novo coronavírus não seja resolvida até meados de maio e junho, primeiras rodadas da competição. A informação partiu do presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, que participou de reunião com o comandante da CBF, Rogério Caboclo, e dirigentes de outras federações no começo desta semana.

A situação tem relação direta com a paralisação dos campeonatos estaduais e da Copa do Brasil. A ideia inicial é diminuir o Brasileirão, mas para isso seria preciso alterar o atual sistema de pontos corridos em turno e returno, que proporciona 38 rodadas. De acordo com Michelle, um novo arbitral deve ser convocado para estudar a situação e tomar as medidas cabíveis.

“Com certeza alguém vai ter que espremer seu campeonato. E antes eles (o Brasileirão) do que os estaduais. Desde já o presidente está de parabéns. Muitos achavam que era intenção da CBF espremer os estaduais ou até mesmo, como temos visto pela imprensa, as fake news afirmando que iria se repetir o resultado do ano passado. Eu já nego essa afirmação. Escutei da boca do presidente”, disse ao site Globoesporte.

A presidenta disse que uma das propostas é diminuir as datas dedicadas ao Brasileirão para que as federações possam concluir seus torneios estaduais. “Pode ter certeza que ainda vamos ter futebol neste ano. O presidente se propôs a diminuir as datas do Brasileiro para dar oportunidade a todos os estaduais. Vamos terminar os estaduais, independentemente de qualquer coisa. Agora o tempo vai depender realmente da situação do Brasil diante desse vírus”, finalizou ela.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Por enquanto as quatro séries do Campeonato Brasileiro têm o início mantido para o primeiro fim de semana de maio. Os inícios das séries B e D estão marcados para o dia 2, um sábado, enquanto que a A e a C para o dia 3, domingo.

Deixe um comentário