Arábia Saudita vai sediar a Copa do Mundo de 2030, anuncia presidente da FIFA
Com mais de 10 anos de antecedência, a FIFA anunciou nessa terã-feira (31) que a Arábia Saudita irá sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2034. O país asiático superou a Austrália, que decidiu por retirar a sua candidatura.
A confirmação partiu do próprio presidente da entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino, em publicação nas redes sociais. No texto, ele descreveu a volta ao mundo que a competição fará ao longo das próximas três edições.
Isso porque, em 2026, o mundial será na América do Norte, no EUA, Canadá e México. Em 2030, será disputada em três continentes: África, no Marrocos; Europa, na Espanha e Portugal; e América do Sul, no Uruguai, Paraguai e Argentina.
“Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na realização de partidas do torneio. Isso torna o futebol verdadeiramente global!”, escreveu o presidente da FIFA.
“O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, e a Copa do Mundo da FIFA é a vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão, além de fornecer uma ilustração importante de como diferentes culturas podem estar juntas e aprender e compreender-se melhor”, complementou ele.
Apesar do anúncio antecipado, as decisões só serão oficiais no próximo Congresso da Fifa, em maio do ano que vem, na Tailândia. Porém, os países concorrentes foram tratados como sedes dos Mundiais.
Pelas regras aprovadas antes, as Copas do Mundo passam a ter 48 seleções, que serão divididos em 12 grupos de quatro equipes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória.