Sertanejo Mariano é o 1° a doar plasma para tratamento da Covid-19
O cantor Ricardo Mariano Gomes, da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, doou plasma sanguíneo no Hemosul de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (15).
A doação foi a primeira no estado voltada para uma pesquisa coordenada pela Universidade de São Paulo (USP) e parceiros, que consiste em utilizar o plasma de um pessoa curada da Covid-19 no tratamento de outros pacientes que estão com a doença.
O artista foi infectado pelo coronavírus no fim de março, no interior de São Paulo, fez quarentena por 22 dias e está recuperado desde então. Ele passa o último mês Campo Grande, sua cidade natal.
“Não sabemos ainda a potência, o tamanho da eficácia desse tratamento, então faço um apelo para as pessoas que fiquem em casa, para em breve estarmos de novo nos abraçando e curtindo a vida”, disse o cantor.
A ideia de pesquisa é que o paciente que recebe o plasma sanguíneo tenha uma recuperação mais rápida e um índice menor de mortalidade.
O tratamento já está sendo testado para pacientes graves na rede pública de São Paulo, além de hospitais no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, por exemplo. O experimento ainda está em fase inicial.
O plasma é a parte líquida do sangue. O uso desta substância retirada de pacientes recuperados já foi usado com sucesso em surtos de outras infecções respiratórias, incluindo a pandemia do vírus influenza H1N1.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, citou o início do processo em Mato Grosso do Sul em coletiva realizada nesta segunda-feira, e disse que a Secretaria estará atenta para verificar a eficácia do método.
Em Mato Grosso do Sul, o estudo pretende recrutar de 80 a 100 doadores. Quem foi diagnosticado e está recuperado do novo coronavírus no estado, sem sintomas há pelo menos 14 dias, pode doar.
Os critérios são os mesmos da doação de sangue, como estar bem alimentado, pesar 55 quilos ou mais, e ter entre 18 e 60 anos de idade, caso seja a primeira vez doando.
Os interessados podem agendar a doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou pelo celular (67) 99298-6316.
* Por G1 MS