Grupo de rap indígena de Dourados vai abrir hoje a contagem regressiva para a COP 30 em Belém
O nome de Mato Grosso do Sul estará representado logo mais, às 21 horas (DF), na solenidade de abertura oficial da contagem regressiva para a COP30, que será realizada no próximo ano, em Belém (PA).
O primeiro grupo de rap indígena do Brasil, Brô MC’s, natural de Dourados, fará uma memorável apresentação ao lado do renomado DJ Alok, um dos grandes nomes da música eletrônica nacional e mundial.
O show faz parte da turnê Áurea, trazendo ao público uma fusão poderosa de música eletrônica, resistência cultural e ancestralidade. A apresentação dos indígenas sul-mato-grossenses será transmitida ao vivo no canal do Dj Alok, no YouTube (acesse aqui)
Um dos integrantes do Brô MC’s, Kelvin Mbaretê, comentou a importância desse show para o grupo. “Estamos levando nossa mensagem diretamente do nosso território para o mundo”, afirmou o músico.
Ele reforçou o simbolismo que o show terá e defendeu o meio-ambiente. “A floresta é nossa casa e queremos que todos entendam que não há tempo a perder. A preservação não é só sobre o futuro, é sobre o presente que já está em risco”.
Ainda segundo as informações, a show dos meninos combinará o repertório da Áurea Tour, aclamada turnê de Alok, com o projeto O Futuro é Ancestral, que já levou artistas indígenas para palcos como o G20 e o Global Citizen.
A performance incluirá sucessos como “Jaraha”, música com o Brô MC’s que une beats eletrônicos a cantos e instrumentos indígenas, criando uma experiência sensorial que mistura tradição e contemporaneidade.
Bruno Vn, outro membro do Brô MC’s, detalhou que a música é o diálogo deles com o mundo. “Alok entendeu isso ao criar O Futuro é Ancestral, que nos conecta e dá espaço para levar nossa cultura a novos públicos”, disse.
A apresentação será um lembrete poderoso de que as mudanças climáticas não são apenas uma pauta ambiental, mas uma questão de justiça social e cultural, onde os povos originários têm muito a ensinar e liderar.
“Queremos que as pessoas sintam a força da nossa luta e entendam que cada escolha que fazemos hoje determina o futuro do planeta”, afirma CH, que também é integrante do Brô MC’s, convidando o público para acompanhar o show pela internet.
Segundo o Governo do Estado do Pará, Alok fez a doação do cachê deste show para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. A apresentação será realizada no Mangueirão, pontualmente às 21h (DF).
COP 30
A Conferência das Partes (COP) é a maior conferência climática do planeta e será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Promovida anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um momento em que líderes de 190 países discutem metas para combater os efeitos negativos das mudanças climáticas.
A trigésima edição marca a revisão do chamado acordo de Paris, firmado entre os países membros das nações unidas em 2015. Através dos debates da COP que será realizada no Pará, os líderes mundiais tentarão chegar a um novo consenso para coibir as emissões de carbono na atmosfera.