Grupo de rap indígena coloca a cultura de MS no game de futebol mais conhecido do mundo
A cultura indígena de Mato Grosso do Sul chegou ao mundo por meio de um dos jogos eletrônicos mais consumidos do planeta. O game EA Sports FC 25 (FIFA) terá na sua listra de trilho sonora uma faixa do grupo de rap Bro MC’s.
A canção escolhida pelos desenvolvedores do jogo foi o hit “Jaraha”, composta em parceria com o DJ Alok, um dos maiores nomes da música eletrônica do mundo e que também foi conhecido por apadrinhar o grupo sul-mato-grossense.
O hit carrega influências da cultura guarani-kaiowá, mesclando batidas eletrônicas com elementos tradicionais indígenas. O lançamento mundial do jogo aconteceu na última sexta-feira (27).
Também estão na trilha sonora artistas mundialmente conhecidos, como Billie Eilish, Coldplay, Jack White, J Balvin, entre outros. Ao todo, 117 músicas de artistas de 27 países animarão as partidas de futebol do EA Sports FC 25.
Aidna segundo as informações, Jaraha expõe a triste realidade dos povos indígenas locais e clama para que o canto de batalha pela retomada do “tekohá” (terra indígena) seja ouvido. Essa é a primeira vez que músicos de MS estão na trilha sonoro do game.
Desde sua formação em 2009, o Bro MC’s tem usado o rap como ferramenta de resistência e ativismo, abordando temas como a preservação da cultura indígena, o combate ao preconceito e a luta por direitos das populações originárias.
O grupo indígena mais antigo do Brasil é formado por Clemerson Batista, Bruno VN, Kelvin Mbaretê e Charlie Peixoto. Eles encontram no rap um espaço para divulgar as lutas e vivências dos povos indígenas e reafirmam sua identidade cultural.