Chris Martin anuncia que Coldplay não lançará músicas novas após 2025: “Acabou!”
Considerada por muitos críticos como sendo uma das melhores bandas de rock do século atual, os caras do Coldplay surpreenderam os fãs e todo o mundo da música nesta semana de Natal ao anunciar publicamente que eles não irão mais lançar músicas novas a partir do ano de 2026.
A informação foi dita pelo vocalista e principal líder do grupo, Chris Martin, durante uma entrevista para a radialista Jo Whiley, da emissora BBC.
A banda tem hoje 25 anos de estrada, com nove discos de estúdio gravados. Em 2026, o Coldplay completa 30 anos de carreira e os seus integrantes estarão entrando na casa dos 50 anos de idade, fator esse que pode justificar a decisão de não mais lançar discos novos.
Na entrevista, Chris Marin disse que o último trabalho autoral do grupo será lançado um ano antes e deverá marcar também o fim da banda.
“Bem, eu sei que posso te dizer: nosso último álbum apropriado sairá em 2025 e depois disso acho que só faremos uma turnê“, revelou o vocalista para a radialista, pegando a todos de surpresa.
Chris Martin ainda acrescentou que “talvez façamos algumas coisas colaborativas, mas o catálogo do Coldplay, por assim dizer, está finalizado“.
A radialista Jo Whiley não levou a sério o que o vocalista disse e afirmou aos seus ouvintes que não tem a plena certeza sobre a declaração de Chris Martin.
“Ele é sempre muito engraçado e nunca tenho certeza se ele está brincando ou falando muito sério“, argumentou em seu programa, logo após a entrevista.
Rapidamente os fãs do Coldplay passaram a comentar sobre a declaração de Chris Martin, o que fez o nome da banda ficar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais de todo o mundo.
No Twitter, por exemplo, alguns seguidores disseram não acreditar nas declarações do vocalista e teve gente que até brincou, dizendo: “Ai Chris Martin, vai dormir. Amanhã é outro dia”.
Já outra pessoas, demonstrando confiar no que o líder do grupo disse, passou a agradecer pelos anos de trabalho, postando a mensagem “obrigado Coldplay”.
O Coldplay será uma das atrações principais do festival Rock In Rio de 2022. Conforme a programação, a banda irá se apresentar na noite do dia 10, no Palco Mundo.
Coldplay
Surgido na Inglaterra no ano de 1996, o Coldplay é uma banda de rock alternativo fundada pelo vocalista e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London.
Inicialmente chamada de ‘Pectoralz’, mudaram o nome para ‘Starfish’ após a entrada do baixista Guy Berryman e do baterista Will Champion.
A banda passou a ter o nome atual quando Tim Crompton, amigo de Chris, sugeriu o nome antigo de seu grupo, “Coldplay”, já que o considerava “excessivamente depressivo”.
Em seus primeiros anos, a banda gravou e lançou três EPs; Safety em 1998, Brothers & Sisters e The Blue Room em 1999. Este último foi o primeiro lançamento da banda por uma grande gravadora, depois de assinar contrato com a Parlophone.
Coldplay alcançou fama mundial com o lançamento da canção “Yellow”, em 2000, seguido por seu álbum de estreia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi nomeado para o prêmio Mercury Prize.
O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head, foi lançado em 2002 e recebeu aclamação da crítica. O terceiro álbum, X&Y, foi o álbum mais vendido em todo o mundo em 2005; o quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends, produzido por Brian Eno, foi o álbum mais vendido de 2008 e rendeu à banda três Grammy Awards.
Em 2011, o Coldplay lançou o quinto álbum de estúdio, Mylo Xyloto, que liderou as paradas de mais de 34 países e foi o álbum de rock mais vendido do Reino Unido em 2011.
Desde então, a banda lançou Ghost Stories (2014), A Head Full of Dreams (2015), Everyday Life (2019) e o mais recente Music of the Spheres (2021).
Coldplay vendeu mais de 100 milhões de discos e singles em todo o mundo, tornando-os um dos artistas musicais com mais vendas em todo o mundo.
Em dezembro de 2009, os leitores da conceituada revista Rolling Stone votaram no grupo como o quarto melhor artista dos anos 2000 e a revista Q incluiu o grupo em sua lista de Artistas do Século.