Bloco Farofolia surpreende com ‘Tati Quebra Barraco’ para abrir o oficial Carnaval dos blocos de rua da Capital
O Carnaval de rua de Campo Grande, com diversos blocos, está em ação já a três fins de semanas, no chamado ‘esquenta’ ou pré-carnavais. Mas, os dias oficiais da maior festa popular do Brasil e do Mundo, chegou nesta semana, com uma extensa programação na Capital de Mato Grosso do Sul, que neste ano terá até uma atração nacional, a cantora de Funk Tati Quera Barraco, que estará na Capital trazida pelo Bloco Farofolia.
Em 2025, ganhando ‘maior idade’, o Carnaval dos Blocos da Capital, que há 18 anos, com o Cordão da Valu, e logo após o Capivara Blase, fizeram história e colocaram a folia nas ruas Campo-grandenses, iniciando na Esplanada Ferroviária, centro histórico do município, neste ano se estendeu a outras praças e até terá nascimento de novo bloco, com a Cia Barra da Saia. E, ainda estará pela primeira vez – ante os grandes nomes regionais que sempre fizeram a folia – como uma atração nacional.
O Bloco Farofolia, que existe há cinco anos, agrupando e sendo produzido pelo público LGBT, já estava para esta sexta sexta-feira (28), como principal bloco para abrir os cinco dias seguidos (28/02 a 04/03) da programação na Esplanada da ABC (Aglomerado de Blocos Carnavalescos de CG), associação criada para representar, lutar e organizar a folia dos grupos pela Capital.
Mas, “Piririm, piririm, piririm, alguém ligou pra mim”. O bloco Farofolia de Campo Grande, surpreendeu, nesta segunda-feira (25), poucos dias antes, ao anunicar a atração inédita e que o Bloco LGBT, vai receber o show da funkeira carioca Tati Quebra Barraco na sexta-feira de Carnaval (28). A entrada é gratuita, como todos anos, tendo palco localizado na Rua Dr. Temístocles, entre as Ruas 14 de Julho e Calógeras.
Abrindo com outros blocos – primeiro dia
O Farofolia pelo tamanho de público e festa que apresentou nos últimos anos,s e tornou o ‘nome’ do dia e com Status de carro chefe de abertura das folias e com a apresentação da funkeira será a abertura do Carnaval na Capital, na região da Esplanada Ferroviária.
A folia começa às 16h e contará com outras atrações regionais, como DJ Dan Santos, Abhner, Gustavo Freitas, Gikka, Lady Afro, Renê e o Balé Farofolia.
Contudo, além do bloco Farofolia, a região/ruas adjacentes no complexo da Esplanda, também terá os blocos Só Love (Rua General Melo – Bar Zé Carioca) e do Reggae (No Monumento Maria fuamça – Avenida Calogeras com Mato Grosso), que também irão se apresentar, todos com inicio às 16 horas.
2º dia – Cordão da Valu – pioneira
No sábado, 1º de março, a pioneria Silvana Valú, vem com seu Cordão da Valu, para tomar toda a Esplanada, das 15 as 0 hs, iniciando ainda saindo em desfile pelas ruas centrais de Campo Grande. O Cordão tem a vibe mais histórica com banda e musicas de todos os Carnavais de “todos os tempos”.
No Domingo (2) e na segdunda-feira (3), é a vez do bloco Capivara Blase, que considerado mais ‘moderno’, atrai todo público, mas prinicpalmente os mais jovens, com os ritmos de carnaval, ams no toque do Axe, Funk e Samba-pagode.
Estreia – Também na segunda-feira (3), mas na Praça da Orla Morena, tem o inicio do Bloco Cia Barra da Saia, que tomaraá conta da região da Vila Planalto.
As apresentações vão até o dia 8 de março na Capital. Em 2025, o carnaval na Cidade Morena pretende reunir mais de 100 mil foliões, superando o público de 2024