Após denúncia de assédio, Japinha é afastado da banda CPM 22
O baterista Ricardo Di Roberto, conhecido pelo apelido de Japinha, foi afastado da banda CPM 22. O comunicado foi publicado na tarde desta quarta-feira (10) pela própria banda de rock em seus perfis nas redes sociais.
O fato é uma consequência da denúncia de assédio publicada por uma adolescente de 16 anos no Twitter na qual compartilhou uma série de diálogos com o artista através de um aplicativo de mensagens instantâneas.
— CPM 22 (@CPM22) June 10, 2020
O fato ocorreu em 2012, mas só veio à tona no início deste mês, durante uma campanha no tiwtter intitulada #exposedemo, na qual mulheres expõem situações de assédio ou abuso praticado por artistas.
Nas mensagens, a adolescente e o baterista falaram de namoro e virgindade. Em dado momento, Japinha diz que aceitaria namorar com a garota durante dois anos, mas ela não aceita o pedido dizendo “estar muito a fim de outro menino”. Na época, o músico tinha 36 anos de idade.
Japinha era um dos remanescentes da formação clássica do CPM 22. Ele entrou na banda em 1999, quatro anos depois da estreia, e participou de todos os sete álbuns de estúdio, além dos especiais Ao Vivo MTV e do Acústico. Nos últimos anos tem se dedicado também ao projeto paralelo Dinossaurus, onde é o vocalista, ele também participou da banda Hateen como baterista.