Capital

Unidades promovem ações para alertar população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde

Durante o mês de novembro, as unidades de saúde mantêm sua atenção maior na saúde do homem, visto que eles têm por hábito ignorar os sinais dados pelo corpo e negligenciar os cuidados com a própria saúde. Durante esse período, a campanha Novembro Azul tenta alertar a população masculina sobre a necessidade de se cuidar durante todo o ano.

“A campanha surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata, que é um dos tipos mais comuns entre os homens, porém sabemos que muitas vezes eles deixam de fazer o acompanhamento e check-ups necessários para prevenção de quaisquer doenças. E foi neste sentido, de aproximar esses cuidados e conscientizar essas pessoas, que decidimos ampliar a abordagem”, explica a gerente técnica em saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Thamires Panferro.

Algumas unidades de saúde da Capital estão realizando ações e até indo a empresas que estão em suas áreas de abrangência, a exemplo da USF Botafogo. Nesta semana, a equipe da unidade foi até uma indústria de materiais plásticos para orientar os funcionários do local sobre os cuidados com a saúde e sinais de alerta que devem ser observados.

Além das orientações, são ofertados outros serviços e atendimentos, como consultas de rotina, encaminhamento para exames, testes para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e palestras orientativas. Estas ações devem continuar em todas as unidades de saúde da Capital até o final do mês, sempre tendo como público alvo os homens que moram ou trabalham nas áreas de abrangência dos postos.

“Reforçamos que, se ele perceber qualquer sinal que possa gerar preocupação, como dificuldade na cicatrização de ferida, dor ao urinar, manchas na pele que surgem sem motivo aparente, ou outro sintoma que gere algum desconforto, vá até uma unidade de saúde buscar por orientação”, completa Thamires.