Servidores da Semadur são capacitados em workshop voltado ao mapeamento de processos
Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) passaram por 10 dias de imersão que alinhou conhecimentos teóricos e práticos voltados a modelagem de um Programa de Gestão Ativa de Processos, com foco inicial em grandes projetos de desenvolvimento urbano, possibilitando celeridade e transparência nos procedimentos realizados.
Nesta etapa, o projeto de Gestão Ativa de Processos tem como objetivo definir um modelo de gestão ativa baseada em metodologia LEAN, voltado aos processos de grandes projetos de desenvolvimento urbano, uma demanda de ampla relevância para a população. Os servidores envolvidos, exercitaram nessa oportunidade, reflexões para maximizar as atividades que agregam valor aos serviços oferecidos e minimizar os possíveis desperdícios, apresentando e validando as propostas de contramedidas para alcançar soluções aos seus gestores, em encontros que ocorreram ao final de cada etapa.
As etapas do workshop foram:
O mapeamento do estado atual, partindo do entendimento claro do estado
atual e oportunidades;
Definição do estado futuro, com o alinhamento entre os diversos procedimentos
e setores envolvidos;
Controle operacional, com transparência do status de cada processo;
E construção de um Mapa de implementação, visando melhoria Contínua.
O workshop teve dois pilares principais. Aproximação dos interessados externos com os agentes internos da Prefeitura, visando estreitar os laços de comunicação entre contribuinte e gestão pública. E também aplicar inovações que alcancem diretamente o cidadão contribuinte, no sentido de deixar as operações enxutas, com foco em diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade da solução final, entendendo que trabalhamos, porém, em conexão com o setor privado para que se tenha uma gestão mais efetiva, transparente e otimizada de nossos processos.
O coordenador de processos Rodolfo Porto de Morais, que integrou a equipe de consultores, explicou a didática do workshop. “Foi um trabalho de 10 dias, com servidores de vários setores da Semadur. O projeto se chama Gestão Ativa dos Processos (GAP-SEMADUR) onde o objetivo foi realizar um mapeamento dos principais processos executados pela pasta. E com isso trabalhar as maiores oportunidades de melhoria, principalmente nos grandes projetos de desenvolvimento urbano, que assumem características comuns como alto impacto ambiental, viário, administrativo e na arrecadação. Para ganharmos eficiência e também transparência entre os setores, como também para o contribuinte que espera um retorno de todos os processos que tramitam na Secretaria. E o que motivou isso foi um desejo de olhar e melhorar essa performance da pasta. E com a criação da Coordenadoria de Modernização e Inteligência Fiscal esse será mais um grande passo para prestação de serviços eficientes pela gestão municipal”, explica.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, afirma que o workshop beneficiará os trâmites internos que resultará em um atendimento de qualidade aos munícipes. “É uma mudança de cultura dentro da pasta, onde iremos aprimorar a performance dos servidores. Pois uma gestão ativa visa promover rendimentos acima da média. Portanto, iremos analisar e posteriormente potencializar nossos serviços implementando as melhorias em cada área”.
Para o coordenador da Coordenadoria de Modernização e Inteligência Fiscal, José Carlos Costa de Queiroz, promover a gestão automatizada de processos traz várias vantagens. “Como aumento da eficiência, redução de erros humanos, economia de tempo e recursos, além de possibilitar análises mais precisas dos dados. Isso leva a um fluxo de trabalho mais suave e eficaz, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas de maior valor agregado”.
Todas essas mudanças e propostas resultarão em um atendimento de qualidade aos cidadãos, uma determinação da atual administração municipal.