Capital

Sebrae fomenta empreendedorismo em bairros de Campo Grande

Desde que lançou duas unidades em bairros de Campo Grande, o Sebrae/MS vem atuando mais diretamente no Nova Lima, Parati e Aero Rancho, em duas frentes: levando capacitações para os empreendedores, e na outra ponta, fomentando uma cultura empreendedora e estimulando lideranças nos locais. Como resultado deste trabalho, na última quarta-feira (1º), líderes de bairros participaram de um evento sobre liderança na sede do Sebrae na Capital, quando receberam também fichas técnicas com orientações para a realização de iniciativas empreendedoras em suas regiões.

As fichas técnicas contemplam projetos nas temáticas “60+”, “Encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho” e “Feira da Lua”, funcionando como um “passo a passo” para que as lideranças possam implementar as iniciativas. Em comum, elas visam o fortalecimento da economia local, bem como, a criação de renda e oportunidades para os moradores. Estas fichas são resultado de um trabalho que o Sebrae desenvolveu ao longo do segundo semestre de 2022, quando foram realizadas oficinas junto às comunidades dos bairros, onde os participantes elencaram as principais necessidades de cada região.

Sebrae fomenta empreendedorismo em bairros de Campo Grande
Foto: Sebrae-MS

“Estamos finalizando um trabalho que ocorreu no decorrer de 2022, onde levantamos as necessidades da região do grande Nova Lima e do Anhanduizinho, que é nossa unidade no Parati/Aero Rancho, e levantamos essas necessidades e conseguimos entregar um trabalho para o bairro na forma de ficha, para que possam utilizar esse material. A gente também continua com as ações de capacitação e atendimento nas unidades do Sebrae, estando mais próximos para que o empreendedorismo se dissemine nos bairros”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira.

Além da entrega das fichas, o evento contemplou a realização de uma palestra sobre propósito e liderança, incluindo ainda uma tour pela mostra “Sebrae 2023 – Inovando Caminhos Para Empreender”, que apresenta para a sociedade as principais ações da instituição para este ano. Para um dos participantes no evento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Lima, Pedro Domingos, a expectativa agora é contribuir para a formação de mais projetos no bairro.

“Quando foi instalado na nossa região, o Sebrae só veio acrescentar para aqueles comerciantes que não tinham acesso ao centro, e hoje as empresas e o microempresário estão mais profissionais e atendendo melhor a comunidade. Então, com o profissionalismo daqueles comerciantes junto ao Sebrae, eles ficam ali mesmo no próprio bairro. Nós já temos na nossa região feiras no Oscar Salazar, Nova Lima, Jardim Anache, e com esse novo arcabouço que a gente acabou de ter aqui, vamos ver se fazemos mais uma feira cultural para as pessoas verem o que é feito na nossa região, como o artesanato”, destacou.

Também participaram da atividade os moradores da região do Anhanduizinho. Em comum, são pessoas que já realizam atividades junto ao Sebrae. A liderança do bairro Jardim Nha Nha, Noemia de Oliveira Lourenço, comenta que com as fichas, quer levar mais empreendedorismo para a sua região. “Muito bom e proveitoso, quero fazer meu centro comunitário para ‘agitar’ o pessoal do bairro”.

Para o empreendedor Henrique Fernando, que possui uma mecânica de motos no bairro Vila Piratininga, a entrega das fichas, aliada às capacitações ofertadas nas unidades, vem gerando benefícios. “O Sebrae hoje vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso, desenvolvendo conhecimento, abrangendo formações de novos empresários, abrindo as portas. Ele é primordial para o conhecimento, para os empresários de pequeno, médio e grande porte”, disse.

Conheça o conteúdo das fichas

Sebrae fomenta empreendedorismo em bairros de Campo Grande
Moradores da região do Anhanduizinho (Foto: Sebrae-MS)

No caso da ficha “60+”, o conteúdo sugere diversas atividades que podem ser implementadas em um projeto voltado à população da terceira idade, como empreendedorismo social e voluntariado, educação financeira e investimentos e consumo consciente na comunidade local. Cada ideia de projeto conta com informações sobre as etapas a serem seguidas, como equipe necessária, local, órgãos envolvidos, potenciais parceiros, entre outros.

Já o tema “Encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho” apresenta a descrição do que pode ser feito para conectar a juventude do bairro a oportunidades profissionais, com o contato dos órgãos envolvidos e parceiros. Por fim, a ficha “Feira da lua” mostra como realizar uma feira de produtos variados e valorizando a cultura local, com sugestão para o período noturno.

Sebrae nos bairros

Empreendedores de Campo Grande podem contar com as unidades Sebrae Nova Lima e Parati/Aero Rancho. Os pontos integram a estratégia de descentralização do atendimento em direção aos bairros, que apresentam uma dinâmica própria de comércio. Além do atendimento empresarial e agenda de cursos e capacitações, estas unidades têm infraestrutura para apoiar os pequenos negócios, com a oferta de locais de coworking, que mediante agendamento, os empresários podem utilizar de forma gratuita para reuniões com fornecedores, clientes ou colaboradores, treinamentos, entre outros.

Sebrae Nova Lima foi inaugurado em setembro de 2021 e “cobre” cerca de 22 mil empresas da região do Nova Lima, incluindo os bairros Estrela Dalva, Mata do Jacinto, Oscar Salazar, Jardim Anache, Jardim Campo Belo, Jardim Columbia, Jardim Montevidéu, Parque dos Novos Estados, Tarsila do Amaral, entre outros. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no endereço Rua Jerônimo de Albuquerque, número 1758.

Já o Sebrae Parati-Aero Rancho foi lançado em outubro de 2021 para alcançar os bairros e os vizinhos da região do Anhanduizinho, que possui cerca de 17 mil empresas: Alves Pereira, Coophavila, Guanandi, Jardim Centenário, Jardim Monumento, Leblon, Pioneiros, Piratininga, Portal Caioabá, Santa Emília, São Conrado, Tijuca. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no endereço Rua da Divisão, número 545.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Deixe um comentário