Projeto Poetas estimula alunos de escola da Reme à leitura e escrita
Para estimular o interesse na leitura e escrita e no conhecimento de poesias e poetas regionais e nacionais, a Escola Municipal Nazira Anache, localizada no Jardim Anache em Campo Grande, criou o projeto Poetas, destinado aos alunos dos 4º anos, que somam 150 estudantes na unidade escolar.
O objetivo do projeto é fazer com que o aluno se interesse pela leitura e produção de texto. Conforme a coordenadora Rita de Cássia Cavalli Andrade, dentro da proposta, há a oficina que ocorre na biblioteca. “Eles mesmos escolhem os livros, leem e na sala de aula a professora questiona o motivo da escolha de cada aluno, o que aprendeu sobre o livro que leu”.
Rita diz ainda ser preciso trabalhar uma maneira para estimular a leitura. “Todos são alfabetizados, mas alguns têm dificuldade de leitura e produção de texto, por isso criamos o projeto. No fim do ano, os alunos vão escrever um poema sobre tudo que aprenderam”.
A culminância do projeto será em novembro e a unidade pretende abrir as portas para exposição dos poemas escritos pelos alunos.
De acordo com a professora regente, Malu Dias Romero, depois do início do projeto, os alunos começaram a desenvolver melhor a escrita. “A gente tem trabalhado também sobre as emoções, a amizade, respeito, os alunos escrevem temas de autoria deles com relação a essas questões”.
Malu fala sobre o trabalho da oralidade. “Trabalhamos também a importância de declamar a poesia ensinando sobre a postura, o desenvolvimento na oralidade, eles têm melhorado bastante nesse aspecto, autonomia de escrita, parágrafos”.
O aluno Wilker Alexandre Gomes Messias, de 9 anos, diz que sempre gostou de ler, pelo estímulo que recebe dos pais. “Eu tenho gostado de poema, os livros têm bastante ilustração que também ajudam a entender”.
Tauane Vitória Veiga de Aquino, de 10 anos, fala que gosta de ler. “Me ajuda a entender melhor as coisas, gosto de romance, história, poesia”.
João Vittor Franco Soares, de 10 anos, escreveu um poema para disputar o prêmio estadual Agrinho. “Eu gosto de escrever, a escola me incentivou e eu escrevi sobre a importância da alimentação saudável. Pesquisei algumas coisas na internet para escrever certo e a professora gostou”.