Prefeitura leva curso de informática para a população do Distrito de Rochedinho
A Prefeitura de Campo Grande continua levando capacitação e tecnologia a todas as regiões de Campo Grande. Desta vez, o curso de informática básica, TechAula Distritos Conectados, chegou ao Distrito de Rochedinho. As aulas ficaram disponíveis na Escola Agrícola por dois dias consecutivos, abertas também para o público. Os certificados de conclusão do curso foram entregues na manhã desta terça-feira (29), para os 30 alunos participantes.
Segundo a Agetec, somente no ano de 2023, já foram capacitadas 255 pessoas, com uma média de 500 horas/aula ministradas. Um dos principais objetivos do programa é oportunizar, por meio de servidores públicos habilitados, a capacitação em tecnologia e levar conhecimentos aos locais mais distantes do centro, proporcionando acesso a novos conhecimentos. As ofertas do curso de informática básica incluem orientações sobre hardware, software, pacote Office, Windows 10, navegadores de internet e outros tópicos essenciais para diversas vagas disponíveis no mercado de trabalho de Campo Grande. Isso proporciona aos munícipes uma qualificação a mais para o mercado de trabalho.
Maria Eduarda Siqueira de 14 anos, foi uma das alunas que recebeu a capacitação que a Prefeitura de Campo Grande levou ao Distrito, o TechAula Distritos Conectados, com cursos de informática básica para a população, uma realização da Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Sidagro).
Maria Eduarda se mudou no início do ano com a família para o Distrito de Rochedinho, quando seu pai foi selecionado por uma empresa para trabalhar nas obras de manutenção das estradas da região. Quando foi matriculada na Escola Agrícola Barão do Rio Branco, ficou encantada com a estrutura do lugar e qualidade do ensino.
“De verdade, hoje aprendi algo que para muitos pode parecer comum, mas para mim, foi muito legal: liguei um computador, abri um programa de textos e pela primeira vez, aprendi a digitar uma redação direto no computador. Até então, eu só sabia digitar pelo celular”, conta a jovem nascida em Campo Grande.
Presente durante a entrega de certificados de conclusão do curso, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da capacitação na vida dos jovens. “O uso da informática na educação pode contribuir para o engajamento, interesse, autonomia dessas pessoas que vivem em regiões rurais com é o caso aqui de Rochedinho. Muitos desses jovens que estão aqui, também precisam ter habilidades básicas para poderem competir em um mercado de trabalho de igual para igual com os jovens que vivem na cidade. Isso significa que, além do benefício de aprender a utilizar a informática e outras tecnologias, o estudante fica mais independente pela possibilidade de acessar materiais complementares em texto, áudio ou vídeo”, aponta.
Thiago Martinelli Bolgado, também é aluno do 9º ano da Escola Agrícola e participou das aulas de informática básica oferecido pela Prefeitura. Nascido no Distrito, o jovem de 16 anos também teve a oportunidade de, pela primeira vez, acessar um programa de computador e escrever sua primeira redação com a digitação em um teclado. “Muitos não acreditam, mas eu só acesso a internet pelo celular. Hoje pela primeira vez aprendi técnicas de digitação e escrevi uma redação por meio do computador. Isso é muito importante para nós que temos uma vida no campo, é uma inclusão de igual para igual com os jovens da cidade”, conta.
O programa TechAula Distritos Conectados integra as atividades do calendário em comemoração dos 124 anos de Campo Grande e segue para o Distrito de Anhanduí e o Projeto de Assentamento Três Corações.
Durante as aulas, a Sidragro também disponibilizou junto ao atendimento, a Sala do Empreendedor, que oferece para interessados os processos de abertura de empresas, regularização e baixa e serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).