Capital

Operação Mosquito Zero chega na região urbana do Bandeira

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realiza, nesta quinta-feira (15), o ‘Dia D’ de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e o lançamento de mais uma etapa da campanha Mosquito Zero, que chega a região Bandeira.  A solenidade de abertura acontece às 8h30, no Parque Jacques da Luz,  Moreninha III.

A Operação Mosquito Zero tem o objetivo de reforçar a mobilização social para a prevenção, que é uma das principais ações na diminuição dos focos do Aedes aegypti, e conta com apoio de todas as secretarias do Município. Os trabalhos são concentrados em casa região por dez dias.

” A ação ja foi realizada na região do Segredo e Anhanduizinho, e, seguiremos com a programação até fevereiro para contemplar todas as sete regiões de saúde. Temos 210 servidores da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais no campo, atuando no trabalho de manejo e controle efetivo da doença, visitas em pontos estratégicos e o uso do Fumacê”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

Além disso, a Capital está utilizando a ciência como aliada no enfrentamento do Aedes Aegypti. Campo Grande é uma das cinco cidades do país, escolhida para receber o projeto Wolbachia, que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti, juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses.

Ação Mosquito Zero

A última ação Mosquito Zero, realizada em maio, teve mais de 59 mil criadouros eliminados e 2.239 focos eliminados.

Na capital, foram registrados até o dia 13 de dezembro, 15.893 casos notificados de dengue e sete óbitos provocados pela doença.

A Operação Mosquito zero é realizada em Campo Grande desde 2019, quando o município registrou mais de 40 mil casos de dengue.

Região do Bandeira

Na região do Bandeira terão dois pontos de coleta:

Pontos de coleta: Rua Camaçari entre as Ruas Oeiras e Aroazes, na Moreninha II e na Rua Mandacaru entre as Ruas Samburá e Mururé, na Moreninha III.

Deixe um comentário