Capital

Obras da gestão municipal são discutidas em reunião com o secretário de Infraestrutura do Estado

Com o objetivo de tratar obras prioritárias na Capital, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu nesta sexta-feira (24), no Paço Municipal, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog), Hélio Peluffo. Dentre as obras discutidas está o novo acesso às Moreninhas e duplicação e recapeamento da Avenida dos Cafezais.

“Recebemos nesta manhã em nosso gabinete uma equipe técnica, para que juntos possamos alinhar e avanços em nossas estratégias, para uma melhor entrega aos moradores da nossa cidade. Esta parceria entre Prefeitura e Governo do Estado tem um objetivo único, atender os anseios dos moradores da nossa Capital, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida”, destacou a Prefeita.

Obras da gestão municipal são discutidas em reunião com o secretário de Infraestrutura do Estado
Foto: Roberto Ajalla/PMCG

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do município, Domingos Sahib Neto; do superintendente de Planejamento e Gestão da Informação, Rodrigo Giansante; além da secretária adjunta da Seilog, Mirna Arce Torres.

“As obras da Capital também são do Estado. Campo Grande é a cidade de todos. O Governo está determinado, em conjunto com a Prefeitura, a realizar ações que possam atender os bairros e fazer as entregas rapidamente”, comentou Peluffo.

Acesso às Moreninhas

A Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital irá viabilizar o início das obras do primeiro trecho do novo acesso às Moreninhas, com execução de 9.346,74 metros de drenagem, 2,2km de ciclovia, 10 km de pavimentação e 4,5 km de recapeamento. A intervenção foi a abertura de um novo caminho de entrada e saída por meio da Avenida Alto da Serra. A ação irá melhorar o tráfego na região Sul de Campo Grande.

O projeto executivo, contratado pela Prefeitura, prevê o recapeamento, duplicação e o prolongamento da Rua Alto da Serra até a Avenida Gury Marques, já no Santa Felicidade.  Hoje a via tem uma pista, se estende por 2.780 metros, começa no Bairro Nova Capital, atravessa a Moreninha 2 e termina na Rua Minas Novas, trecho que será duplicado e recapeado. Está previsto o prolongamento (com duas pistas) até a Avenida Gury Marques, extensão de 2.490 metros.

O projeto contempla também a conclusão da infraestrutura no Cidade Morena, bairro que faz divisa com as Moreninhas. Estão programados 6,3 km de pavimentação, abrangendo todas as ruas transversais à Minas Nova (Buenópolis, Ubirajara Guarani e Inconfidente) e trechos das vias paralelas: Equipe Gugelmin, Crispim Moura, Bento de Souza, Osni Moura, Camocim, Floreal, Joaquim Leonardo, Travessa Manoel José Toledo, Israelândia, Jaguariuana, Salmorão, Cana Verde , Equipe Barrichello e Via Lateral. Nesta região será aberta uma pista adicional na Avenida Gury Marques que ainda  terá um trecho de  1.550 metros recapeado.

No Bairro Cidade Morena, a Prefeitura já implantou 1,5 km de drenagem e 203 metros de galerias celulares. Toda esta estrutura capta a enxurrada que desce das Moreninhas e da drenagem implantada na parte do bairro que já foi asfaltada, passa sob a Gury Marques, onde foi feita uma travessia, antes de desaguar no Córrego Gameleira que recebeu 230 metros cúbicos de gabião.

O traçado se estende por 6,7 km, a partir da Rua Salomão Abdala, prevê a construção de uma ponte, 5,5 metros de drenagem e 2,9 km de ciclovia. A nova avenida se conectará com a Avenida Rita Vieira (inaugurada ano passado) na margem direita (sentido macro anel/Gury Marques) da Avenida Guaicurus.

Duplicação Avenida dos Cafezais

Outra obra também tema da reunião foi a duplicação e recapeamento da Avenida dos Cafezais, principal ligação viária da saída de São Paulo (Avenida Gury Marques), com os bairros Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Los Angeles.

Na Avenida dos Cafezais, o projeto prevê a duplicação de um trecho de 1,5 km (entre a Avenida Gury Marques  e a Rua Delegado Hartmann) e o recapeamento de 6,2 km de toda extensão até a Rua Engenheiro Paulo Frontin (acesso ao Los Angeles)