Mutirão põe fim à espera e traz alívio a pacientes atendidos em unidade no Serradinho
Nesta quarta-feira (17), a Unidade de Saúde da Família Dr Sumie Ikeda Rodrigues, no Bairro Serradinho, Região Imbirussú, realizou um mutirão com diversos atendimentos com objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e estreitar o vínculo com a unidade. A ação intitulada “Parabéns à saúde de Campo Grande” faz parte da programação de aniversário de 123 anos da Capital.
Edynaiha Oliveira, 23 anos, foi uma das dezenas de pacientes que procuraram a unidade durante à tarde para realizar o procedimento de inserção de DIU, um dos métodos contraceptivos oferecidos gratuitamente pelo SUS.
“Eu já estava sem muita esperança, mas essa semana me ligaram informando deste mutirão e que já seria possível colocar. Eu fiquei bastante feliz, porque eu já havia colocado uma vez pelo SUS e na época demorou muito tempo”, diz.
Com quase 20 semanas de gestação de um menino, Jéssica Aparecida, 29 anos, aproveitou o mutirão para dar início ao pré-natal odontológico. É a primeira vez desde o início da gravidez que ela passa pela avaliação de um dentista.
“Nós sempre ouvimos falar da importância da mãe passar cuidar da saúde bucal durante a gravidez, mas a gente sabe que o acesso é difícil. Agora eu vou conseguir ser atendida e se houver necessidade já iniciar o acompanhamento aqui na própria unidade. Acredito que vai ser importante para a minha saúde e do meu bebê”, diz.
A dona de casa, Sonia Maria de Lima Moreira, 55 anos, moradora do Bairro Nova Campo Grande, está entre os 25 mil pacientes da área de abrangência da USF Serradinho. Ela conta que faz o acompanhamento e tratamento de diabetes regularmente na unidade e aproveitou o mutirão para fazer a avaliação do pé diabético, que é um atendimento específico para quem sofre da doença.
“Eu sempre fui muito bem atendida aqui nesta unidade e tenho a satisfação de dizer que aqui funciona. Hoje eu já fiz um atendimento mais completo e estou saindo muito satisfeita. Na minha opinião a saúde da nossa cidade melhorou muito nos últimos anos”, diz.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais de saúde e do compromisso da gestão em tornar o atendimento mais humano e acessível à população.
“Com o apoio dos nossos servidores e da equipe técnica nós estamos empenhados e dar uma assistência de melhor qualidade aos campo-grandenses. Os desafios são inúmeros, mas sabemos que podemos contribuir para que a nossa população possa ser melhor atendida e os nossos profissionais também tenham melhores condições de trabalho”, comenta.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, lembrou que nos últimos cinco anos a saúde de Campo Grande teve avanços significativos, sobretudo na cobertura da Atenção Primária. “Nós saímos da última para a sexta colocação entre capitais em cobertura de saúde da família. Esse é o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela gestão e que reflete diretamente no atendimento da população”, diz.
Além de se destacar pelo avanço na cobertura da Atenção Primária, Campo Grande tem ainda uma das maiores residências médica e multiprofissional em saúde da família do País, sendo referência em formação nesta área. Outras frentes importantes foram estabelecidas, como a implantação da Teleinterconsulta que já está presente em nove unidades de saúde. “Nós conseguimos reduzir a fila de espera por uma consulta de cardiologia que era de mais de meses para apenas sete dias. Isso é o resultado de um trabalho que certamente irá trazer muitos benefícios à saúde pública do nosso Município”, finaliza.
Além das consultas, foram ofertados diversos serviços e atendimentos em saúde voltados a toda a população, como aferição de Pressão Arterial (P.A) e Glicemia, exames médicos, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação.