Mudança climática chega à MS e derruba temperatura nesta quarta
Campo Grande e boa parte de Mato Grosso do Sul estão em alerta máxima para a chegada de uma frente-fria, acompanhada de chuva e rajadas de ventos que podem ultrapassar a marca dos 100 km/h. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicou para a possibilidade de um fenômeno climático conhecido como ‘ciclone bomba’.
De acordo com a explicação do site Climatempo.com, todo ciclone extratropical, e os ciclones de forma geral, são áreas de baixa pressão atmosférica. Um ciclone é chamado de “ciclone bomba” quando a pressão atmosférica no seu centro cai 24 hPa em um período de 24 horas. Então, essa expressão existe e está ligada à esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.
Na Capital, durante toda a terça-feira (30) foram registrados ventos fortes. Apesar da previsão indicar para pancadas de chuvas no período vespertino, o dia foi todo de céu aberto e calor. O alerta para a tempestade é válido até a quarta-feira (1º) e atinge pelo menos 53 municípios sul-mato-grossenses, especialmente os localizados na faixa sul, oeste e central.
Além dos ventos, o clima também terá uma mudança significativa na temperatura. Após a chuva, os termômetros devem cair drasticamente no Estado. Em Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima é de 28°C e a mínima prevista é de 9°C.
Em Campo Grande, a quarta-feira será de Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. A temperatura máxima prevista é de 21°C e a mínima de 12°C.