Morre a advogada Herthe Brito, vice-presidente da CAAMS
Faleceu nesta quarta-feira (28), em Campo Grande, a advogada Herthe Leal Villela Martins Rodrigues Brito, de 64 anos. A profissional foi vitima de um câncer. Ela ocupava o cargo de vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) e foi descrita pela OAB/MS como sendo uma mulher de muita alegria e de amor à vida.
No último dia 12, Herthe havia perdido o esposo Jurandir Rodrigues Brito, juiz aposentado e advogado, em decorrência do Covid.
Em nota, a OAB/MS decretou luto oficial de três dias na instituição. Foram hasteadas as bandeiras da OAB/MS e CAAMS na frente do Complex. De hoje até sexta-feira (30), estão suspensos os prazos dos processos éticos-disciplinares e administrativos, em trâmite na Seccional, sem prejuízo ao funcionamento da instituição. Confira aqui a portaria.
Para o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, o falecimento da Vice-Presidente da CAAMS é uma perda irreparável. “Herthe esteve boa parte de sua existência na política de Ordem, contribuindo e se dedicando valorosamente para a sua classe. Estava sempre indo ao Interior, com o Presidente José Armando, colhendo as demandas da Caixa. Uma pessoa sempre presente e amada por todos que tiveram o prazer de conviver com ela. Uma mulher doce, afável, divertida e extremamente leal. Sentiremos imensas saudades. Que Deus receba sua alma em festa e conforte os corações dos familiares e amigos que aqui deixa”.
O Vice-Presidente Walfrido de Azambuja Júnior lamentou o ocorrido frisando a herança deixada pela amiga . “Doutora Herthe deixa um grande legado: de alegria, porque irradiava luz; de competência, pois gostava e se dedicava a tudo que fazia; de amor, para com seus familiares e amigos; e de combate, na doença com altivez. Perdemos uma grande amiga, companheira, excelente advogada, mãe e avó”.
Secretário-Geral Stheven Razuk também deixou condolências pelo passamento. “Uma sensível perda para os quadros da gestão. Herthe era uma pessoa querida, sempre solidária e prestativa com os colegas. Fará muita falta. Que deus a receba de braços abertos”.
A Secretária-Adjunta Eclair Nantes lamentou o falecimento da colega. “Doutora Herthe, uma mulher guerreira, que sempre se dedicou à família e à OAB/MS (CAAMS e ESA/MS), principalmente nos últimos seis anos, de gestão. Uma perda irreparável para a advocacia sul-mato-grossense”.
Diretor-Tesoureiro da OAB/MS Marco Rocha externou pêsames pela perda. “É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento da Vice-Presidente da CAAMS Herthe Leal Vilela Martins Rodrigues Brito. Pessoa amiga, de alto astral e com muita fibra. Perda irreparável, que será muito sentida por todos. Deus a receba de braços abertos e conforte a família e amigos”.
O Secretário-Adjunto da OAB Nacional, o Conselheiro Federal Ary Raghiant Neto lembrou da solidariedade da colega. “Perdemos uma grande amiga, advogada que tinha como vocação ajudar o próximo. Herthe sempre se dedicou à OAB e à Assistência Social. Faleceu no cargo de Vice-Presidente da CAAMS, talvez uma homenagem de Deus àquela que sempre teve o carinho e o afeto nas suas ações”.
Para o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Luís Claudio Alves Bito Pereira, um dia muito triste para toda advocacia sul-mato-grossense. “Nossa querida amiga Herthe foi uma advogada e dirigente de Ordem respeitada, leal e admirada por todos os seus pares e que dedicou a vida às causas da nossa profissão. Ficam as memórias indeléveis de uma amiga gentil, apaixonada pela família e sempre disposta a ajudar o próximo”.
De fato, leal, como o próprio sobrenome, sinônimo de uma pessoa franca, honesta e fiel. Assim resume o Presidente da CAAMS José Armando Amado. “Doutora Herthe foi uma grande Vice-Presidente, companheira, que sempre defendia e ajudava os advogados e advogadas de Mato Grosso do Sul. Uma pessoa sempre alegre e dedicada no que fazia. É uma perda inestimável. Grande liderança pelas mulheres sul-mato-grossenses. A ausência dela é insubstituível. Vai fazer muita falta a todos nós”.
O Diretor-Tesoureiro da CAAMS César Palumbo Fernandes também lamentou o falecimento. “Realmente hoje é um dia muito triste, pois a morte da nossa Vice-Presidente e amiga Herthe é uma perda irreparável. Mulher forte, alegre e muito dedicada à vida institucional, enquanto conseguiu, viveu intensamente seu mandato à frente da CAAMS. Seu nome fica gravado na história da CAAMS e dos amigos (as). Nos consola saber que Herthe e Jura estarão novamente juntos, que é o que ambos sempre quiseram”, expressando pesar a todos os amigos e familiares.
As Caixas de Assistência, conforme o Secretário-Geral Euclydes José Bruschi Júnior, estão de luto pela perda da Vice-Presidente da CAAMS. “Querida amiga e companheira de estrada Herthe, uma guerreira incansável, valente, honesta e fiel à causa de toda classe dos advogados e advogadas sul-mato-grossenses. Nossa dor será suportada, pois está agora ao lado de Deus e do seu amado esposo ‘Jura’. Amor e gratidão por ter tido privilégio da sua amizade. Obrigado Herthe”.
Tristeza sem tamanho também para a Secretária-Adjunta Janaína Pouso, que deixou sentimentos aos familiares. “Herthe era uma amiga maravilhosa e uma excelente mãe. Uma profissional exemplar, que realmente amava a CAAMS e trabalhou até os últimos dias. Alegre, parceira e transparente. Que ela seja recebida pelos irmãos da espiritualidade e pelo seu Jurinha. Que Deus conforte o coração dos seus familiares e também o nosso”.
Para o Diretor-Geral da ESA/MS Ricardo Pereira, “o Sistema OAB perde hoje alguém que trabalhou muito pela classe, um exemplo de profissional e de ser humano. Descanse em paz”.
Devido à pandemia da Covid, o velório será restrito aos familiares, das 17 às 19 horas, no crematório da Av. Tamandaré, 6781, Jardim Seminário, Campo Grande.
História
Exemplo de força e alegria, a Vice-Presidente da CAAMS deixou um grande legado. Nascida em São Paulo, em 17/05/1956, filha de Hermano Vilela Martins e Therezinha do Menino Jesus de Leal Martins, entrou na advocacia em 1992, com a carteira 5592. De lá pra cá, teve uma trajetória de superação, de sobreviver a momentos difíceis, de essência e de aprender com as adversidades.
Em 2019, Herthe foi diagnosticada com câncer no útero, fez o tratamento e se curou. No início da pandemia no Estado, em 2020 veio novo diagnóstico, outro câncer, agora no peritônio. O susto foi grande, um tumor raro que surge no tecido que reveste o abdômen.
Ela não desanimou, sempre confiante, “para cima”, otimista com a vida, fez o tratamento, a quimioterapia e estava se recuperando. Em março, a Covid chegou à casa da Doutora Herthe e mais um desafio a ser superado. Dessa vez, o Ser lá de cima levou seu marido, o Advogado e Juiz aposentado Jurandir Rodrigues Brito, conhecido pelos amigos como “Jura”.
Ela deixa os filhos Alessandro, Hermano, Julio, Priscila, Rodrigo e aos netos Gabriel, Helena, Isadora, Maite, Manoela, Sarah e Thayla.