Moradores de Rochedinho e Anhanduí aprendem informática com o TechAula Distritos Conectados
O Projeto TechAula Distritos Conectados está rompendo fronteiras. O curso foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande para oportunizar a capacitação em tecnologia e levar conhecimentos aos locais mais distantes do centro. Somente neste ano de 2023, já foram capacitadas 255 pessoas, em mais de 500 horas/aulas ministradas.
Coordenado pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o curso chegou aos dois distritos de Campo Grande – Rochedinho e Anhanduí – e no último fim de semana ao Assentamento Três Corações, que fica a 191 quilômetros do Centro da Capital das Oportunidades.
“Estamos levando serviços e oportunidades em tecnologia para todas as regiões de Campo Grande, não vamos deixar ninguém de fora. Um curso nessa área pode ser muito caro, inviável para grande parte da população, mas nós queremos que todos tenham acesso sem precisar pagar nada, esse é o projeto TechAula”, explica a prefeita Adriane Lopes.
O curso abrange desde conteúdos básicos de informática, com orientações sobre hardware, software, pacote Office, Windows 10, navegadores de internet e outros tópicos essenciais para diversas vagas disponíveis no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar uma qualificação a mais para o mercado de trabalho e também promover a inclusão digital.
Moradora do Assentamento Três Corações, Francisca Josefa Arguelho Lima, não cabia em si de alegria por ter aprendido algo novo. “Nós fizemos esse curso em parceria com a Sidagro e a Agetec. Foi muito bom o curso, há uma necessidade, hoje, de estarmos vinculados à questão digital, porque tudo hoje é informatizado, e a gente sai desse ‘analfabetismo’. É importante a gente estar incluso dentro dos acontecimentos, não estarmos por fora, a gente quer estar atualizada também”, diz a senhora de 66 anos.
Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a parceria vem preparar as pessoas para fazerem parte dos índices positivos de Campo Grande. “Nós ofertamos diversos cursos nas mais diversas áreas para atender o mercado de trabalho. Esta parceria vem ao encontro do desenvolvimento econômico, porque prepara as pessoas para ter mais oportunidades, podendo ter melhor renda e consequentemente, uma vida melhor”, afirmou.
Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso, falou da importância do curso para a gestão. “No Projeto TechAula a gente leva a tecnologia para todas as regiões da cidade, nós tivemos agora no Assentamento Três Corações, onde mais de 14 alunos participaram desse curso de informática básica. Para a gestão é muito importante trazer esse conhecimento para essa população que tanto precisa de apoio”, conclui.