Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 no feriado em ação itinerante
Ação itinerante realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) na região central nessa terça-feira, dia 07 de setembro , feriado da Independência do Brasil, vacinou mais de 600 pessoas contra a Covid-19.
Ao todo, 639 pessoas aproveitaram o ponto de vacinação instalado ao lado do Centro de Testagem, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à praça do Rádio Clube, para colocar a vacina em dia. Conforme levantamento da Sesau, 427 receberam a primeira dose, 165 a segunda e 47 a dose de reforço (terceira dose).
Entre elas, a aposentada Laurinda Nantes, que decidiu aproveitar o feriado para se vacinar. Ela elogiou o serviço montado pela secretaria e se disse aliviada em receber a terceira dose, apesar de fazer questão de destacar que vai manter os cuidados para evitar a doença.
“O serviço é excelente. Desde a recepção até o momento da vacina eu fui muito bem tratada por todo mundo. Foi muito rápido para se vacinar. Assim que soube que teria o atendimento aqui eu fiz questão de tomar a dose de reforço. Mesmo vacinada eu sei que é preciso continuar usando a máscara e se cuidando”, frisou.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, acompanhou a ação durante a manhã e, na ocasião, destacou a importância da realização das ações itinerantes.
“Nestas ações nós conseguimos oportunizar o acesso a vacina de pessoas que eventualmente deixariam de ser vacinadas ou até mesmo protelariam sua ida até uma unidade de saúde, por exemplo. A adesão tem sido muito positiva e nós pretendemos continuar o trabalho de levar a vacina mais perto da população o que, consequentemente, contribui para o aumento na nossa cobertura vacinal”, disse.
Como lembrado pelo secretário, o objetivo da itinerante levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade e locais de grande circulação de pessoas, como os supermercados, shoppings e feiras.
Até o momento, cerca de 3,5 mil pessoas já foram vacinadas em ações realizadas em instituições nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia, em supermercados nas Moreninhas, Santo Antônio, Noroeste e Paulo Coelho Machado e no terminal de transporte coletivo Bandeirantes.
Imunização
Desde o dia 19 de janeiro, 621.877 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o equivalente 68.63% de toda a população campo-grandense. Destas, 446.757 receberam a segunda dose ou dose única e estão completamente imunizadas, o que representa uma cobertura vacinal de 49.31%. Até o momento, 6.089 pessoas já receberam a terceira dose (dose de reforço). O Município já aplicou 1.074.723 doses da vacina contra a Covid-19.