Capital

Lojas virtuais são as preferidas dos campo-grandenses para compra de presente neste Dia das Mães

A compra pela internet, modalidade que mais cresceu ao longo dos últimos 12 meses puxada principalmente pela pandemia do Covid-19, é também o principal meio que os campo-grandenses utilizaram para encontrar o presente ideal para celebrar o Dia das Mães, que acontece no domingo (09).

De acordo com o levantamento produzido pelo Procon Municipal, divulgado neste sábado (08), 42% do público entrevistado que confirmou ter a intensão de comprar presentes para o Dia das Mães disse que a fará por meio de lojas virtuais, ficando disparadamente a frente dos tradicionais shoppings (13%) e das lojas físicas do comercio central (8%).

Ao todo, 68% dos entrevistados disseram ter a pretensão de comprar os presentes para suas mães. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 29 de abril em diferentes regiões de Campo Grande.

Os itens com a maior procura foram os acessórios (27%), como cintos, bolsas, relógios e similares. O levantamento também apontou que, para 67% dos consumidores, os presentes hoje estão mais caros do que no ano de 2020.

Além disto, 33% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções e ofertas para adquirir os presentes e 45% pretendem adquirir o produto de acordo com o valor e a sua renda disponível.

Recomendações

O subsecretario do Procon Municipal de Campo Grande, Thiago Almeida, orienta sobre as armadilhas que o consumidor deve evitar quando for fazer suas compras para o dia das mães e apresenta dicas para o consumidor ficar atento quando for as compras.

Entre as recomendações está exigir sempre a nota fiscal do produto, pois caso haja algum problema, esse é o documento que comprova a relação de consumo. O prazo de reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com o seu uso) e 90 dias para bens duráveis (que têm consumo prolongado).

Outra recomendação é ter cuidado com a propaganda enganosa, pois ela induz o consumidor ao erro prestando informações falsas a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

Nas compras realizadas pela internet, atente-se à segurança dos sites e sempre imprima ou salve no seu computador a página com todas as informações do produto adquirido.

No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos) é possível desistir da aquisição no prazo de até 7 dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Deixe um comentário