Capital

Escolas estaduais fechadas pelo Governo serão transformadas em escolas municipais

Escolas estaduais fechadas pelo Governo do Estado foram entregues nesta sexta-feira (17) para a administração municipal de seis cidades. Em Campo Grande, quatro unidades de ensino serão transformadas em escolas públicas municipais, as demais ficam em Bandeirantes e Aquidauana.

O Estado havia declarado o fechamento dessas escolas por conta da crise financeira e da diminuição do número de alunos. Ainda no fim de 2019, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, havia declarado para à imprensa que iria assumir a gestão das unidades estaduais que tiveram suas atividades encerradas.

Nesta sexta-feira, um extrato do Termo de Acordo de Cooperação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), repassa aos Municípios a administração das escolas Nicolau Fragelli, Professor Carlos Henrique Schrader, Advogado Demosthenes Martins, Professora Hilda de Souza Ferreira (todas em Campo Grande), João Ribeiro Guimarães (Bandeirantes) e Professor Luiz Mongelli (Aquidauana).

No caso da Escola Estadual Carlos Henrique Schrader, localizada no bairro Jardim Flamboyant, o Governo do Estado pretendia transformar o local na nova sede da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Entretanto, desde o anúncio de que a unidade seria fechada, moradores da região passaram a protestar querendo a continuidade da escola.

Entretanto, a mudança na administração das escolas irá interferir nas séries escolares oferecidas, uma vez que a Rede Municipal de Ensino (REME) só atua no Ensino Fundamental enquanto que a Rede Estadual trabalha o Ensino Médio. A quantidade de turmas por ano escolar deve variar conforme a demanda.

A Secretaria Municipal de Ensino (Semed) disse que a capacidade da Escola Estadual Professora Hilda de Souza Ferreira é de 311 alunos; na Escola Estadual Nicolau Fragelli, são 240; na Escola Estadual Dr Demosthenes Martins, 347, e na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrarder, 369 alunos.

Deixe um comentário