Escola da Prefeitura cria projeto de horta para ensino interdisciplinar
Plantar e colher alimentos diretamente da horta já virou rotina para os alunos da Escola Municipal Nerone Maiolino, no Bairro Vida Nova. Projeto criado recentemente envolve professores e alunos, unindo disciplinas curriculares juntamente com a prática do cultivo na horta escolar.
A ação é base para o ensino com utilização de técnicas de manejo das plantas juntamente com estudos teóricos. Além de ensinar sobre as plantas de maneira geral – cultivo, adubação, higiene e consumo – é dada orientação para incluir as hortaliças na alimentação diária, seja na escola ou em casa.
“As crianças ficam encantadas na hora do plantio, pois são plantas pequenas, eles acompanham semanalmente o desenvolvimento e acham interessante as plantinhas crescendo”, disse o professor Adalberto Gonçalves Lino, responsável pelo projeto.
Ao todo, 50 alunos participam das aulas na horta, todos da Educação Infantil (4 e 5 anos), do 6° ao 9° ano e também do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Entre os itens cultivados estão cebolinha, salsa, alface, tomate cereja, rúcula, rabanete e couve.
“Achei bem legal e interessante, porque aprendemos um pouco do agro, da indústria, de onde vem os alimentos. Achei legal como a natureza faz as coisas, impressionante”, comentou o aluno Antônio Lopes, 12 anos, aluno do 6° ano.