Capital

Enfermeira faz sorriso na máscara para acalmar paciente

A enfermeira de um “hospital tenda”, montado nos altos da avenida Mato Grosso, Carandá Bosque, em Campo Grande, desenhou um sorriso na máscara ao perceber o nervosismo de uma paciente, de 52 anos, que buscou atendimento por estar com sintomas da Covid-19, nessa terça-feira (21). Ela saiu da sala da coleta de exames e, ao retornar, disse: “Não posso te abraçar, mas, posso fazer você sorrir”.

“É uma paciente quase na terceira idade, com comorbidades, porém, não podia ter acompanhante porque estava abaixo dos 60 anos. A filha dela ficou lá fora e, logo que ela entrou no nosso ambulatório, que já é um ambiente de precaução, viu todo mundo de máscara, óculos, paramentado. Eu observei que ela ficou nervosa e, na sala de coleta, estava realmente nervosa. Foi aí que eu pedi a ela para ficar calma”, disse ao G1 a enfermeira Gláucia Villany, de 45 anos.

Pouco tempo depois, Gláucia diz que saiu da sala. Ela então teve a ideia de fazer o desenho e retornou para ver a reação da paciente. “Ela começou a sorrir na hora e falou: ‘nossa, que legal’. E eu respondi: ‘eu não posso te abraçar, mas, posso fazer você sorrir’. E senti que ela ficou mais calma, principalmente, porque de máscara não tem como mostrar para a pessoa que a gente está sorrindo. E ela terminou dizendo: ‘Você ganhou uma fã!'”, ressaltou.

Por conta do novo coronavírus, a enfermeira fala que o ambiente hospitalar se tornou “ainda mais frio”. “Ao mesmo tempo que nós nos tornamos mais humanos, o ambiente também ficou mais frio e temos ainda mais precaução. Eu vejo que muitas pessoas chegam e nos veem parecendo astronautas, então, tirar um sorrido do paciente é sempre gratificante. O importante é que somos humanos e demonstramos ser humanos”, afirmou.

Logo após o atendimento, a enfermeira conta que descartou a máscara e já trocou por outra nova, já que ela não pode estar suja e nem apresentando sinais de impureza. Sobre o resultado do exame, a enfermeira disse que a resposta só é possível no prazo de 3 a 5 dias.

Covid-19 em MS

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nessa terça-feira (21), Mato Grosso do Sul tem 1.271 casos notificados de Covid-19, 173 confirmados, 45 em investigação, 1.032 descartados, 21 excluídos e 6 mortes.

*Por G1 MS

Deixe um comentário