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EMEI do bairro Pioneiros ganha parquinho com brinquedos feitos de pneus usados

A Escola de Educação Infantil (EMEI) São José, no bairro Pioneiros, em Campo Grande, ganhou nesta quinta-feira (19) um novo parquinho infantil. A unidade é fruto do projeto ‘Arte com Pneus’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen), no qual os detentos do Presídio de Segurança Máxima confeccionam as peças usando pneus velhos e outros materiais recicláveis.

O playground da EMEI São José possui 12 peças dos mais variados brinquedos, como centopeia, quadriciclo, triciclo, carrinho de kart, girafa e circuito psicomotor, todos têm funções pedagógicas e atendem desde o desenvolvimento da coordenação motora até aprendizado de cores.

Este foi o 16º parque entregue pelo projeto desde 2017. Ao todo, 8.250 pneus já foram utilizados na iniciativa, levando diversão a crianças de escolas infantis de Campo Grande. Um novo parque já está em fase final de preparação pelos detentos da Máxima, com inauguração prevista para fevereiro do ano que vem, início do ano letivo.

VOM_6159Já receberam o parquinho de pneus as Emeis Ayd Camargo César, Caic Rafaela Abraão, Campo Verde, Professor Valdomiro Alves Gonçalves, Eloy Souza da Costa, Marco Antonio Santullo, Elza Francisca de Souza Maciel, Novos Estados, Paulino Romeiro Paré, Vera Alba Congro Bastos, e as escolas Carlos Vilhalva, Licurgo de Oliveia Bastos, Maria Regina de Vasconcellos Galvão e Santos Dummont.

Para o diretor da Agência Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul (Agepen), Audi Oliveira Chaves, é gratificante fazer parceria com a Semed e dizer que ‘as crianças são o futuro do país’. “Se queremos um futuro diferente, temos que fazer diferente, então é isso que a Agepen tem buscado.”

A diretora da EMEI São José, Maria Luísa Alves, explicou o que os brinquedos podem proporcionar na questão da aprendizagem das crianças. “Os brinquedos proporcionam o lúdico e podemos fazer intervenções quanto ao comportamento no trânsito, de aguardar a vez de subir no brinquedo, de relação interpessoal. São vários aprendizados”, detalhou.

Para Aquila Oliveira da Silva, mãe da aluna Isca de Oliveira, de três anos, o parquinho vai ajudar nas atividades físicas. “O parquinho é muito bom, bonito e tem bastante modalidades pra eles brincarem e se desenvolver bastante. Meu filho gosta de correr, pular e ficar brincando. Eu acredito que meu filho vai desenvolver bastante a coordenação motora”, disse.

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