Curso vai mostrar, na prática, dificuldades enfrentadas por pessoas vulneráveis
Entre os dias 29 de julho a 02 de agosto, será realizada na sede da Associação Comercial, na capital, a “Semana de Capacitação prática sobre mobilidade, desenvolvimento inclusivo e igualdade de gênero”. A iniciativa faz parte do Programa Reviva Campo Grande, oferecida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).
O objetivo do encontro é proporcionar a experiência do outro ao caminhar, ou seja, sentir as dificuldades que pessoas vulneráveis, como crianças, gestantes, pessoas com deficiência e idosos têm ao se deslocar, e, assim, identificar formas de colaborar para uma sociedade mais igualitária. A capacitação tem como público alvo técnicos de secretarias do Município, além de representantes da sociedade civil organizada.
A ideia é fazer recomendações e traçar planos conceituais para as intervenções que serão testadas no âmbito do Programa Reviva Campo Grande, e que permitam o Poder Público a execução dos princípios de igualdade em obras futuras a serem feitas nas ruas transversais a 14 de Julho. Com a capacitação, a proposta é municiar os atores locais com conteúdo técnico relevante para o desenho e a implementação de intervenções urbanas orientadas a melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, especialmente mulheres, crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência.
O conteúdo contempla uma introdução aos princípios da mobilidade urbana sustentável; mobilidade ativa e sua influência na qualidade do ar, na saúde e no desenvolvimento econômico local; as características dos pedestres e do ciclista e as particularidades de seus movimentos; segurança viária, entre outros assuntos. Os participantes serão divididos em grupos e se colocarão em situações corriqueiras pelas quais passam determinados segmentos para fazer observações dirigidas, estudar as demandas, identificar os problemas e apontar alternativas para a implementação de ruas mais seguras e inclusivas.
A abertura da capacitação será no dia 29 de Julho, às 14 horas, na Associação Comercial de Campo Grande, que fica na Rua 15 de Novembro, em frente à praça Ary Coelho.
Sobre as organizações envolvidas:
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP- Brasil)
Fundado em 1985 e atuando no Brasil desde 2009, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, mortes no trânsito e a desigualdade social.
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Desde 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dedica-se a melhorar vidas, sendo uma importante fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. Além de emprestar, o BID faz parcerias com os 48 países membros para fornecer à América Latina e ao Caribe pesquisa de ponta sobre questões de desenvolvimento relevantes, aconselhamento político para informar decisões e assistência técnica para melhorar o planejamento e a execução de projetos.
Programa Reviva Campo Grande
Resultado de anos de pesquisa e planejamento da Prefeitura Municipal, o Programa Reviva Campo Grande é um conjunto de intervenções e obras destinadas a promover a dinamização da economia e qualificação dos espaços públicos da região central da cidade.
Um programa robusto que envolve vários setores públicos e entidades privadas para garantir eficiência do transporte coletivo, mobilidade urbana, acessibilidade e fortalecimento dos instrumentos de planejamento e gestão urbana da Prefeitura Municipal.
Após sua completa implantação, o Reviva Campo Grande devolverá para capital uma região reabilitada, com todos os atributos estruturais, econômicos, sociais e culturais para cumprir sua função de espaço público acessível, seguro e democrático, com qualidade ambiental e urbanística.