Aniversário Campo Grande: Detranzinho Play conta a história das primeiras ruas da Capital
Em comemoração aos 123 anos de Campo Grande, o Detranzinho Play conta a história do surgimento das primeiras ruas da Capital, a escolha de seus nomes, locais onde eles devem ser fixados e as mudanças ocorridas durante o tempo.
De forma lúdica e atrativa, o senhor Manuel começa narrando a história da primeira rua do Brasil, que nasceu em 1549 em Salvador, na Bahia, com o nome de Rua da Porta de Santa Luzia, que se chama rua do Chile desde 1902.
Em Campo Grande, os nomes foram escolhidos a partir de personalidades políticas e de destaque na cidade.
O primeiro mapa com o nome das ruas surgiu em 1909, trazendo a primeira avenida como Marechal Hermes, que virou Afonso Pena a partir de 1916, em homenagem a um presidente do Brasil.
Há também homenagem a datas históricas como o da primeira rua da Capital, a rua Afonso Pena, que foi mudada para 26 de agosto em 1916, em homenagem a data em que o Arraial de Campo Grande foi elevado a categoria de Vila, explicando a data de comemoração do aniversário da cidade.
Na cidade-escola do Detranzinho também tem homenagem a servidora do Detran-MS Marlene Fialho da Silva, conhecida como Xuxa Pantaneira.
A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, explica que o projeto, que surgiu da necessidade de dar continuidade a educação de trânsito nas escolas, mesmo com as atividades presenciais suspensas durante a pandemia, fez tanto sucesso que continua a todo vapor.
“O objetivo desta série é oferecer uma ferramenta para o professor desenvolver a educação para o trânsito de forma transversal, como suporte para os conteúdos das demais disciplinas, como previsto na BNCC. O projeto tem tido êxito, tanto que foi vencedor do último Prêmio Denatran”, destaca Elijane.
Detranzinho Play
Este vídeo faz parte de uma coletânea de produções autorais relacionadas ao trânsito do Programa Detranzinho Play com o objetivo de auxiliar a didática do professor para trabalhar o tema trânsito com os alunos e conta com plano de aula para o professor e atividade para o aluno.
O projeto disponibiliza vídeos curtos, voltados para crianças de seis a 12 anos, desenvolvidos a partir de pesquisas dos gestores de educação de trânsito do Detran-MS, usando diversas linguagens audiovisuais, acompanhados de plano de aula e atividades de apoio.
Estão disponíveis na playlista “Detranzinho Play”, do canal oficial do Detran-MS no Youtube, com contação de histórias, stop motion e uso de fantoches. A play list traz um vídeo novo por semana.