Alunos de escola agrícola fazem horta para manter aprendizado
Aliar o ensino à prática foi a solução encontrada pela Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, há 20 quilômetros de Campo Grande, durante o período da pandemia da Covid-19.Com ações simples, a direção da unidade e os professores conseguiram envolver os alunos em atividades que já eram desenvolvidas na escola. Porém, por conta da suspensão das aulas presenciais, os estudantes passaram a fazer da própria casa a sala de aula.
A grande estrela dos cuidados diários é a horta escolar, antes cuidada, diariamente, pelos 160 alunos; o espaço agora ficou sob a responsabilidade exclusiva dos professores.Os itens produzidos na horta eram consumidos pelos alunos, na merenda, e a produção excedente comercializada para garantir investimentos no local, como novas mudas de plantas, adubo e outros itens. Para garantir que os estudantes mantivessem o aprendizado, durante o período de isolamento social, a alternativa encontrada pela escola foi a de propor que fizessem a própria horta, em casa.
Na escola, a horta tem diversos itens, desde hortaliças, pimenta e milho. Além disso, é feita a criação de aves (galinha e codorna), especialmente para comercialização de ovos. Toda a alimentação dos animais também é produzida na horta, que é totalmente orgânica, sem inseticidas.