Idoso de MS morre em hospital de SP com Covid-19
A cidade de Aparecida do Taboado confirmou nesta quinta-feira (09) o primeiro óbito decorrente do novo coronavírus. A vítima fatal era um homem de 72 anos e que estava internado na cidade de Jales (SP) para tratamento de um câncer no pulmão. Ele faleceu na segunda-feira (06) e a confirmação só chegou para o município na quarta (08).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente apresentou alguns sintomas e fez o exame horas antes de morrer no mesmo hospital em que realizava o tratamento do câncer.
Aparecida do Taboado registra 35 casos positivos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira. 13 pacientes já estão recuperados, 17 em isolamento e quatro internados. Além destes, outros 20 casos aguardam o resultado do exame.
Sepultamento não cumpriu as recomendações de biossegurança
Eugênia Paiva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aparecida do Taboado, disse em entrevista à imprensa que o velório do paciente foi realizado sem os devidos cuidados de biossegurança, com a participação de várias pessoas da família e amigos. Todos estão sendo acompanhados.
“Eles não comunicaram a Vigilância Epidemiológica aqui do município que se tratava de um óbito que estava em investigação por Covid-19. Dessa forma, o velório foi realizado sem os devidos cuidados; a gente não sabia da informação de que o exame tinha sido realizado”, explicou.
Segundo ela, a Vigilância do Estado de São Paulo foi informada após o exame ser realizado, assim como a Vigilância do Estado de Mato Grosso do Sul, mas que o município de Aparecida do Taboado só recebeu a informação depois de toda essa burocracia. “A gente só soube através da nossa Secretaria de Estado e não diretamente da vigilância municipal de Jales, como costuma ser feito, pois a comunicação geralmente acontece de município para município”, reforçou.