Nojento! Coreia do Norte manda balões com lixo e cocô para a vizinha Coreia do Sul
Tenho certeza que você já ouviu falar nas históricas brigas entre as vizinhas Coreias do Norte e do Sul, no extremo leste da Ásia. Além dos conflitos armados, as duas nações estão constantemente promovendo ameaças, inclusive com o disparo de foguetes e treinamentos militares nos mares.
O mais novo episódio dessa relação nada amistosa tornou-se público nessa semana. A Coreia do Norte lançou centenas de balões carregados de lixo e esterco em direção à Coreia do Sul. A investida forçou os militares do Sul a mobilizar equipes de resposta química e explosiva para recuperar objetos e detritos.
Conforme agências internacionais de notícias, o ato aconteceu após o líder supremo norte-coreano Kim Jong Un fracassar no lançamento de um novo satélite que teria a capacidades de promover o reconhecimento em tempo real das atividades militares desenvolvidas pelos EUA e a Coreia do Sul, aliados e inimigos do Norte.
Em discursos, Kim alertou que promoveria uma ação “severa”, mas não especificada, contra a Coreia do Sul em resposta a um exercício envolvendo 20 caças perto da fronteira inter-coreana horas antes do lançamento do foguete com o satélite, na segunda-feira (27).
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte começou a enviar grande número de balões com lixo em direção ao Sul desde o dia 28 de maio, numa aparente retaliação contra ativistas sul-coreanos por espalharem panfletos de propaganda anti-Pyongyang (capital da Coreia do Norte).
Foram flagrados cerca de 260 balões em várias partes do país, quase todos foram recuperados por equipes militares locais, acreditando que poderiam ser explosivos, mas logo constataram ser lixo e estrume. Os civis foram orientados a não tocarem nos objetos e a reportarem-se aos militares ou à polícia após descobri-los.
Fotos divulgadas pelos militares mostraram lixo espalhado por rodovias e estradas de diversos pontos do país. Na capital da Coreia do Sul, Seul, oficiais militares encontraram o que parecia ser um cronômetro que provavelmente foi projetado para estourar os sacos de lixo no ar.
Na província central de Chungcheong, no sul, dois enormes balões carregando um saco plástico cheio de substâncias semelhantes à sujeira foram vistos em uma estrada. Não houve relatos imediatos de danos causados pelos balões. Atividades semelhantes com balões norte-coreanos danificaram carros e outras propriedades em 2016.
“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado. O Sul ainda classificou a atitude do Norte como “desumana” e “vulgar”.