Com morte de Elizabeth, Charles se torna rei e assume nome de Charles III
Após a morte da rainha Elizabeth II, quem assume o trono real a partir de agora é Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, de 73 anos. Primogênito da monarca, ele vai se chamar oficialmente Charles III e já fez o seu primeiro pronunciamento oficial, segundo o jornal The Guardian. Agora, o novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro e realizar um pronunciamento à nação, além de viajar pelo Reino Unido.
Ao assumir o trono do Reino Unido, o herdeiro pode escolher como ser chamado. Segundo os ritos oficiais, Charles tinha duas opções. A primeira, seguir o caminho tradicional e assumir o título de rei Charles III. Ele também poderia ter adotado um novo “título real”, optando por rei George VII, seu último nome, por exemplo.
Elizabeth II permaneceu à frente por mais de sete décadas. ‘A morte da minha querida mãe, a majestade a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para os membros da minha família’, afirmou o monarca em comunicado. Charles é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Ele já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, em meio ao avanço da idade da monarca.
Além de Charles, Elizabeth ll e o príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos – tiveram outros três filhos: a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Por ser o mais velho, Charles é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o seu primeiro filho, o príncipe William, e, na sequência, o filho mais velho de William, o príncipe George.
O agora Rei Charles III ficou conhecido pelo seu casamento com a Princesa Diana Spencer, morta no dia 31 de agosto de 1997 em um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi. Os dois tinham uma relação conturbada, chegaram até mesmo a se separar, sendo que ela acusou ele ter um caso extraconjugal com a britânica Camilla Parker Bowles. Se era ou não, o fato é que oito anos após a morte de Diana, em 2005, os dois se casaram e Camilla se tornou duquesa da Cornualha e agora vai se tornar “rainha consorte”.
O título de “rainha consorte” é dado à esposa de um monarca reinante. O conceito é diferente do título de rainha – caso de Elizabeth ll –, destinado a quem já nasce na família real e está automaticamente na linha de sucessão. Na prática, uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.