‘Ciclone bomba’ mata oito pessoas no Sul do País
O litoral brasileiro está sofrendo desde a terça-feira (30) com o chamado ‘Ciclone Bomba’, que trouxe ventos de até 120 km/h para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Para essa quarta-feira (1º) atingindo também o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e até mesmo a parte sul-central de Mato Grosso do Sul.
Ontem, no pico do fenômeno climático, a região litorânea de Santa Catarina registrou fortes temporais, com ventos que chegaram a 120 km/h, de acordo com a Defesa Civil. Árvores foram arrancadas pela raízes e muitas casas e prédios tiveram seus telhados destruídos. Houve ainda a interrupção no fornecimento da energia elétrica.
Pelo menos sete pessoas morreram por conta do temporal no estado. Na cidade de Chapecó, uma idosa foi atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore.
Três pessoas morreram em Tijucas, na Grande Florianópolis. Em Ilhota, no Vale do Itajaí, um homem de 59 anos morreu após um muro desabar. De acordo com a Defesa Civil, a vítima era motorista, morador do estado de São Paulo, e teria ficado preso entre um caminhão e a estrutura que desabou. A outra morte foi em Governador Celso Ramos.
Houve morte também no Rio Grande do Sul, um homem morreu morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal em Nova Prata, na Serra. No Paraná, os ventos foram de até 100 km/h e derrubaram árvores e postes de energia, além do destelhamento de imóveis.
Em São Paulo, o temporal afundou duas lanchas e sete barcos na noite desta terça-feira em Peruíbe. Uma forte onda arrebentou as amarras que prendiam as embarcações ao píer, fazendo com que batessem em uma ponte e ficassem totalmente destruídas. Ninguém ficou ferido.
O Ciclone Bomba ainda está ativo no litoral brasileiro. Para essa quarta-feira há previsão de rajadas de ventos de até 100 km/h para os três estados do Sul do País e de até 80 km/h em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Também está prevista a queda na temperatura a partir desta hoje.