Brasil e Mundo

Ajuda na rede social fez homem encontrar emprego após 11 meses distribuindo currículos a pé

Estar desempregado é uma das situações mais complicadas da vida de um adulto. Em um período de crise econômica como o de agora, as oportunidades para a recolocação no mercado de trabalho se tornam ainda mais difíceis.

Ao mesmo tempo em que se está em busca do novo emprego, as contas e despesas não param de chegar. Com isso tudo se acumulando sobre a mesa, você se vê vítima de uma pressão psicológica e ainda precisa tomar todos os cuidados para não sofrer um infarto ou adquirir doenças mentais, como a depressão.

Mas além da baixa quantidade de oportunidades existem outros fatores que podem dificultar ainda mais a jornada de uma pessoa desempregada, tais como a falta de especialização, de experiência e principalmente a idade avançada.

Há cerca de um ano na cidade Natal, capital do Rio Grande do Norte, a história de um homem chamado Wladmir Rodrigues, de 57 anos, ganhou as redes sociais.

O sujeito estava em busca de um emprego novo já há 11 meses e não tinha mais recursos financeiros sequer para pagar a passagem de ônibus e ir até as empresas para entregar o currículo.

Diante da situação humilhante, Wladmir Rodrigues passou a ir a pé até o centro da cidade, percorrendo uma distância diária de 25 quilômetros em busca de uma oportunidade para se recolocar no mercado.

A vida dele mudou após se deparar com a psicóloga Ranaruza Costa na passarela sobre a rodovia federal BR-101.

Na ocasião, os dois estavam passando lado a lado quando viram um jovem pedinte. Wladmir Rodrigues comentou sobre a situação daquele pobre rapaz, mas disse que, embora não quisesse julgar, não entendia porque uma pessoa tão nova não saia para entregar currículos da mesma maneira que ele vinha fazendo.

Ainda em frente ao pedinte, ele revelou que já havia caminhado mais de 20 quilômetros durante três horas seguidas, batendo de porta em porta das empresas para deixar o seu currículo.

Ranaruza Costa ouviu o desabafo do homem e se comoveu. Sem pensar duas vezes, ela ofereceu a ele vinte reais, que era o único dinheiro físico que tinha naquele momento. A psicóloga havia ganhado uma quantia extra de uma amiga e decidiu que era mais justo repassar ao homem desconhecido.

Wladmir Rodrigues não queria aceitar o dinheiro, mas acabou pegando devido à insistência da mulher. Com o valor, ele pôde voltar para casa de ônibus naquele dia.

Wladmir Rodrigues é carioca, e há 28 anos mora em Natal. Ele tinha uma experiência de 18 anos como maqueiro hospitalar e também no ramo da construção civil. Sem conseguir emprego fixo há 11 meses, acabou sendo despejado da casa que alugava e vinha morando de favor no imóvel de um conhecido.

Diante da situação e sem dinheiro para comprar passe de ônibus, ele começou a fazer longas caminhadas, andando mais de 4 horas por dia para entregar currículos em toda a cidade. No período, também não se alimentava e consumia apenas água.

Comovida com a história dele, Ranaruza Costa tirou uma foto do currículo de Wladmir Rodrigues e compartilhou na sua rede social pedindo ajuda de seus seguidores para que o indicassem para um emprego.

Não demorou muito para o post ganhar repercussão. Foram mais de nove mil curtidas, com mais de 500 comentários apenas na publicação original. Ele recebeu mais de 200 ligações de empresas chamando-o para uma entrevista de emprego, até mesmo pessoas famosas como o cantor Gusttavo Lima.

Outras pessoas também ofereceram ajuda com alimentos, roupas e até recursos financeiros para que pudesse se manter até encontrar um novo trabalho.

A situação gerou uma amizade entre Wladmir e Ranaruza, que vêm conversando todos os dias. Em entrevista para o site G1, a psicóloga comentou que só fez o que achava que qualquer pessoa faria e que não esperava tanta repercussão.

Deixe um comentário