Santo do dia

São Teotônio, o primeiro santo de Portugal

O primeiro santo de Portugal e um dos responsáveis no processo de independência daquela nação. São Teotônio recusou diversos cargos, promoveu reformas e fundou a Ordem dos Cônegos Regrantes da Santa Cruz.

Nascido no ano de 1082, na aldeia de Tardinhade, próximo de Valença do Minho, Teotônio cresceu e foi educado pelo tio-avô Crescónio, que era bispo de Coimbra, vivendo no mosteiro beneditino de Ganfei.

Dedicado aos estudos, se formou em teologia e filosofia e logo se tornou prior da Sé de Viseu, em 1112, aos 30 anos de idade.

Em seguida, durante uma peregrinação até a Terra Santa de Jerusalém, recebeu a missão de se tornar superior da Comunidade Colegiada dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, mas ele não aceitou.

De volta a Portugal, tornou-se, contra a sua inteira vontade, ser prior de Nossa Senhora de Vise. Conseguiu melhorar a situação material local, seus testemunhos de vida edificaram o clero, falou muito pelo exemplo e foi um excelente conselheiro espiritual.

Muito próximo de Afonso Henrique (Dom Afonso I), auxiliou-o no processo de independência de Portugal, que naquela época pertencia ao Reino de Leão.

Como não queria permanecer no cargo de prior, São Teotônio fez uma nova peregrinação à Jerusalém.

Ao retornar para Coimbra, fundou, juntamente com 11 companheiros, uma nova congregação de cônegos regulares, o Mosteiro de Santa Cruz.

Aos 28 de junho de 1131, na presença do rei Dom Afonso I, foi lançada a primeira pedra. Aos 24 de fevereiro, São Teotônio foi eleito o primeiro prior do mosteiro.

Exerceu esse cargo por cerca de vinte anos. Graças à sua ação, o Mosteiro de Santa Cruz veio a ser um foco de santidade e cultura.

Ele tinha 70 anos de idade quando renunciou ao cargo de prior. Os 10 anos seguintes foram dedicados a uma vida simples, ocupado unicamente na obra de sua santificação pessoal, todo entregue à contemplação.

No dia 18 de fevereiro de 1160, aos 80 anos, São Teotônio faleceu. O corpo está sepultado no Mosteiro de Santa Cruz desde então, onde é venerado.

Em 1163, um ano depois da sua morte, o Papa Alexandre III canonizou-o; São Teotónio tornava-se assim o primeiro santo português a subir ao altar.

O seu culto foi espalhado pelos agostinianos um pouco por todo o mundo. É o santo padroeiro da cidade de Viseu e da respectiva diocese; é padroeiro da cidade de Valença, sua terra natal.

Deixe um comentário