Santo do dia

São Sérgio, o monge que saiu do deserto e da solidão para ser exemplo de fé e devoção

Um monge que tinha um amor incondicional por Jesus Cristo. São Sérgio era um romano que se converteu ao cristianismo e, com o poder do Espírito Santo, defendeu e pregou o Evangelho até a sua morte.

Não há uma biografia que conte toda a sua trajetória de vida, por conta disso, o seu local e ano de nascimento são desconhecido, mas é certeza que aconteceu em meados do século II.

O que se sabe é que São Sérgio fora um magistrado, ou seja, juiz romano. A profissão era altamente lucrativa, com isso, ele tinha uma vida de luxo, com fartura e toda a regalia existente na época.

Acredita-se que Sérgio tenha nascido de uma família nobre e rica, já que o posto de magistrado era conquistado através da influência política.

Ocorre que São Sérgio estudou e conheceu o cristianismo em profundidade. Com o tempo, acabou se convertendo, foi batizado e abandonou todo o luxo em que vivia para se dedicar à vida monástica no deserto.

Passou grande parte de sua vida na oração, com a solidão, nos sacrifícios e no louvor a Deus.

O nome de São Sérgio surgiu na história do cristianismo no ano de 304, durante uma violenta perseguição contra os cristãos orquestrada pelo imperador romano Diocleciano.

Os governadores romanos, em todas as províncias, eram obrigados a seguir as ordens do imperador. Sapricio, governador da Capadócia e Armênia (atual Turquia), era famoso por ser bajulador e fazer de tudo para agradar e ser reconhecido pelos seus superiores.

Durante uma festa anual dedicada ao deus romano Júpiter, um influente senador romano visitava a província e, para mostrar serviço e lealdade a Roma, Sapricio ordenou que os cristãos fossem levados à frente do templo de Júpiter e obrigados a prestarem culto sob a pena de morte.

São Sérgio, que vivia isolado no deserto como muitos cristãos faziam naquela época, sentiu em seu coração uma dor imensa e uma vontade incontrolável para ir até a cidade.

Por ficar muitos anos morando sozinho em grutas, todos que conheciam São Sérgio acreditavam que ele havia falecido. No entanto, ao vê-lo entrando na cidade, logo chamou a atenção dos seus inimigos e dos demais cristãos, que viam nele uma força espiritual.

Imediatamente, todas as tochas que estavam acessas para o sacrifício do deus Júpiter se apagaram misteriosamente.

São Sérgio se aproximou de todos os presentes no templo e fez um discurso defendendo Jesus Cristo, o único e o verdadeiro Deus.

Na ocasião, ele contou a sua própria história de vida, dizendo ter sido um juiz romano antes de se converter ao cristianismo. Declarou que os deuses adorados pelos romanos são falsos e eram apenas ilusões e que eram usados apenas para os governantes ganharem dinheiro com o cultismo.

O governador Sapricio imediatamente mandou prenderem São Sérgio. Em seguida, ordenou que o monge prestasse culto a Júpiter ali, diante de todos os cristãos, sob a pena de ser decapitado.

São Sérgio não obedeceu e disse diante de todos que só prestava culto a Jesus Cristo. Com a recusa, o governador cumpriu com a sua palavra e mandou cortar a cabeça dele diante de todos os presentes na celebração.

Com o ocorrido, São Sérgio se tornou uma força de união e testemunho de fé para os cristãos. A partir de então, eles se tornaram mais fortes e mais missionários.

Os restos mortais de São Sérgio foram retirados pelos cristãos e sepultados na casa de uma cristã fiel. Mais tarde, foram levados para a cidade de Ubeba, Espanha, onde estão até então.

Oração a São Sérgio

“Ó Deus, que destes s São Sérgio a graça de conhecer-vos tão profundamente que ele não hesitou em dar a vida por ti, dai também a nós a graça de conhecer-vos, para que em vida se realize o vosso plano de amor por nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo, amém. São Sérgio, rogai por nós.”

Deixe um comentário