Santo do dia

São Ricardo, o rei que se tornou padroeiro dos pais de família

Um excelente conselheiro que tinha o dom da sabedoria. São Ricardo fez milagres depois de morto, quando fiéis passaram a ter suas preces atendidas após orações em seu túmulo. É considerado o santo padroeiro dos pais de família.

A história de São Ricardo tem poucos detalhes sobre o nascimento e a vida em si, mas a biografia mais autêntica cita que se tornou rei provisório da Inglaterra no século VII, por volta do ano de 675.

Na ocasião, o então rei Egberto I havia falecido após 11 anos de gestão e o seu filho Eadrig I ainda não tinha a idade para assumir o trono.

Ricardo, que era o seu tio, foi coroado como o novo rei da Inglaterra, devendo ficar no posto até que o sobrinho, e legítimo sucessor, atingisse a maior idade.

Cerca de 10 anos depois, Ricardo encerrou o seu reinado e entregou a Inglaterra ao sobrinho, conforme havia sido acertado.

Logo depois de transferir o trono, a esposa de Ricardo morre. Seus três filhos (São Vinebaldo, São Vilibaldo e Santa Valberga) e ele se mudam para o mosteiro de Waltham, onde passam a viver como monges.

No mosteiro, Ricardo passou a ser muito respeitado pelos demais moradores, que viram nele um ótimo conselheiro e uma pessoa sábia. Sempre resolvia as contendas com dialogo e paz.

Não demorou muito para que ele e os filhos se tornassem sacerdotes e freira. Muito devotos, a família planejou uma grande viagem espiritual pelas Terras Sagradas, passando pelas cidades de Roma e Jerusalém.

Entretanto, logo no início da peregrinação, na fronteira da Inglaterra com a França, São Ricardo se adoeceu.

Os filhos o levaram até a cidade de Luca, na região da Toscana, na Itália, e procuraram por um médico para tratar da doença.

Apesar dos esforços, São Ricardo não suportou e morreu dias depois, no dia 07 de fevereiro do ano de 722. A doença que o matou é desconhecida.

Após a morte, os filhos levaram o corpo para ser sepultado na Igreja de São Frediano, na Inglaterra. Logo, conhecidos do finado rei passaram a fazer orações e suas súplicas foram atendidas  através da intercessão de Ricardo, que então passou a ser venerado como santo.

Logo, o seu túmulo se tornou um ponto de peregrinação, atraindo fiéis de todo o mundo. Ricardo passou a ser chamado de o Rei Santo e dezenas de milagres foram feitos.

As benfeitorias atribuídas ao São Ricardo passaram a ser divulgadas pelos filhos dele. Naquela altura, Vilibaldo já era Bispo de Eichstat, seu irmão Vunibaldo era Abade de Heidenheim e a irmã deles, Valberga, tinha sido consagrada Abadessa na Inglaterra.

Por causa do exemplo do pai, os filhos se tornaram santos também. Por isso, São Ricardo é o Padroeiro dos pais de família.

Oração de São Ricardo

“São Ricardo, vós que soubestes com tanto a amor e responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade com vossas palavras, ensinamentos, exemplos de vida, intercedei junto a Deus para que as crianças e jovens de hoje possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, pois a única e maior herança que podemos dar a eles é o caminho que os conduza aos Céus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! São Ricardo, rogai por nós.”

Deixe um comentário