São Cornélio de Cesareia foi o primeiro dos não-judeus a tornar-se cristão
O primeiro dos não-judeus incircuncisos a tornar-se cristão. São Cornélio de Cesareia era um comandante do Exército Romano, porém, tinha a alma caridosa, acreditava no Deus verdadeiro e demonstrava a sua devoção através de orações.
Não há nos registros históricos muitas informações sobre a vida e a obra do santo. Não é sabido o ano e nem o local do seu nascimento, nem mesmo o local, quando e como aconteceu a sua morte.
Acredita-se que Cornélio vivia em Cesareia, onde tinha a sua própria casa, esposa e filhos. Seu nome é romano e sugere que, talvez, tenha pertencido a alguma família nobre na cidade imperial.
O que é certo ao seu respeito é o cargo que exercia dentro do aclamado Exército de Roma, como centurião, ou seja, era o líder de um pelotão.
Na Bíblia Sagrada, seu nome é citado no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 10, logo nos dois primeiros versículos.
“Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte e religioso, ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).
Junto com a sua família e seus amigos, ele foi o primeiro dos não-judeus incircuncisos a tornar-se cristão. Com isso, o cristianismo passou a ganhar novas culturas e a se expandir pelo resto do mundo.
Esta ocasião histórica levou São Pedro, o apóstolo, a exclamar: “Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável àquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (cf. Atos 10, 34-35).
Deus chegou a visitar São Cornélio por meio de um anjo, que lhe indicou São Pedro, por isso uma das imagens artísticas que retrata o santo é a do seu diálogo com um anjo.
São Pedro, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio. A partir deste encontro entre as duas figuras bíblicas aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos pagãos e dos estrangeiros.
No outro dia, Pedro chegou na cidade de Cesareia. São Cornélio já o estava esperando, tendo convidado seus parentes e amigos mais íntimos. Não somente ele queria encontrar-se com o Senhor, como também queria o mesmo para todos os seus parentes e amigos.
Pedro então disse ao santo estrangeiro: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro” (At 10,28).
Assim, São Pedro começou a evangelizar e, de repente, conforme cita o versículo 44: “Estando Pedro ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a Santa Palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos, pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus.”.
Então, Pedro tomou a palavra: “Porventura, pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48).
Pedro ordenou São Cornélio como sendo o primeiro bispo em Cesareia. Deus pôde contar com ele para a obra que até nos dias de hoje alcança a humanidade: o Evangelho.
Oração de São Cornélio
“Senhor Jesus, eu também, mesmo fraco e pecador, comprometo-me Contigo no anúncio da Sua Palavra. Dá-me a graça do Batismo no Espírito Santo, para que eu seja cheio de amor por Ti, como foi São Cornélio de Cesareia. Assim seja.”
São Cornélio de Cesareia, rogai por nós!