Santo do dia

São Cláudio Colombière, padroeiro da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Um jesuíta, confessor e defensor do Sagrado Coração de Jesus. São Cláudio Colombiere foi o responsável por tornar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus em uma das mais importantes celebrações da igreja. Sofreu com a perseguição na Inglaterra e na recém-descoberta América do Norte, mas sempre garantiu aos cristãos a força necessária para continuar orando por Deus.

Cláudio Colombiere nasceu nas proximidades de Lion, na França, no dia 02 de fevereiro de 1641. A família era nobre, rica e cristã, inclusive, seus pais queriam que se tornasse padre.

No entanto, ele era totalmente contrário a essa vontade e tinha em mente outros planos para a sua vida. Até que se envolveu com os jesuítas, aprofundando a sua educação e a vida religiosa.

Foi então que aceitou a sua vocação e logo depois ingressou na Companhia de Jesus, satisfazendo a vontade dos seus pais.

Formado, Cláudio Colombiere se mudou para a cidade de Avinhon e depois para Paris, onde foi ordenado padre três anos mais tarde.

Em 1675, professou os votos solenes na Ordem dos Jesuítas e foi dirigir uma pequena comunidade jesuíta em Parai-le-Monial, na França, e a vida de padre Cláudio Colombiere não seria mais a mesma.

Foi naquela comunidade que ele conheceu a santa Margarida Maria Alacoque, uma mulher de 28 anos, que sofria com fortes dores reumáticas, mas trazia consigo um grande poder espiritual.

Sua santidade e sabedoria influenciavam a todos que dela se aproximavam. Santa Margarida Alacoque tinha recebido do próprio Jesus as revelações da poderosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Naquela época, porém, os devotos do Sagrado Coração eram tidos como idólatras. Por isso, eram atacados com palavras e ameaças.

Padre Cláudio Colombiere se aproximou muito de Santa Margarida e passou a estudar as revelações e, à luz da teologia, legitimá-las perante os resistentes.

A partir de sua intervenção, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deixou de ser perseguida para se tornar uma das maiores e mais duradouras devoções de todos os tempos.

No ano de 1674, padre Cláudio Colombiere foi transferido para Londres, na Inglaterra, onde se tornou o capelão de Maria Beatriz D’Este, esposa do duque de York, Carlos II, futuro rei da Inglaterra.

Não era um período fácil para os católicos. A igreja havia sido proibida no Reino Unido e seus seguidores eram perseguidos, presos e condenados a morte.

Entretanto, por ser capelão da esposa do Duque de York, padre Cláudio conseguia celebrar missas numa capelinha e, com o espaço, recebia cristãos clandestinos, como padres exilados, freiras, religiosos.

Cláudio Colombiere alimentou a fé dos cristãos perseguidos e encorajou-os a perseverarem dando-lhes grande conforto espiritual.

Com a colonização da América do Norte pelos ingleses, o padre foi enviado em uma missão de evangelização no novo território.

Foram 18 meses realizando peregrinação, conversão e batismos dos nativos, escravos e cidadãos que residiam naquelas terras.

No entanto, a presença do padre não agravada aos seguidores de outras religiões, que o  acusaram de querer restaurar a Igreja Católica no reino.

Cláudio Colombiere foi preso pelos colonos, mas por ordem do rei da França, de quem era próximo, foi solto e enviado para a Europa.

No ano 1681, o padre acabou ficando muito doente e recebeu uma mensagem de Santa Margarida Alacoque, na qual ela afirmava: “O Senhor me disse que sua vida findará aqui”.

São Cláudio Colombiere faleceu em Parai-le-Monial no dia 15 de fevereiro de 1683. Seu corpo fica sepultado no convento dos padres jesuítas.

Ele foi beatificado somente em 1929 pelo Papa Pio IX e canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1992, em Roma, na Itália. É o padroeiro dos devotos do Sagrado Coração de Jesus.

O Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

A devoção está especialmente preocupada com o que a Igreja considera ser o amor e a compaixão sofridos do coração de Cristo em relação à humanidade.

Oração a São Cláudio de la Colombiere

“Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Cláudio de La Colombière anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Cláudio de la Colombiere, rogai por nós.

Deixe um comentário