Santo do dia

Nossa Senhora de Lourdes fez brotar água onde não tinha fonte e curou doentes

A imagem de uma mulher em oração no meio de uma gruta não assustou as pequenas crianças. Logo, a figura santa foi reconhecida pela igreja como sendo a Nossa Senhora de Lourdes, por conta da localização em que foi vista. Assim como muitas outras, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria, a mãe de Jesus Cristo. É a padroeira dos doentes.

Foi no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, na França, que a Nossa Senhora apareceu pela primeira vez para três crianças que tinham ido até a floresta para buscar lenha.

Bernadete Soubirus, então com 14 anos, estava acompanhada pela sua irmã Marie Toinette, de 11 anos, e pela amiga Jeane Abadie, de 12 anos. Elas seguiam no sentido ao Rio Gave quando passaram por uma gruta.

De repente, Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A voz vinha de dentro da gruta. Curiosa e obediente, a menina entrou e se encontrou com uma mulher totalmente vestida de branco, detalhada por uma faixa azul na cintura e que trazia um rosário de contas de pérolas em uma de suas mãos.

A mulher estava em oração e, imediatamente, Bernadete Soubirus também passou a rezar ao seu lado, até que a imagem simplesmente desapareceu sem deixar qualquer vestígio de sua existência.

Nossa Senhora tornou a aparecer, agora para as três crianças. Os encontros ocorreram ao longo de cinco meses, sempre em horário marcado e na mesma gruta, que era conhecida como Gruta dos Desejos.

Não demorou muito para que a notícia se espalhasse por toda a cidade. As pessoas queriam ver a santa e clamar por curas milagrosas. No entanto, apenas as três crianças conseguiam enxergar a imagem.

Com isso, as pessoas passaram a ter muita desconfiança e dúvida sobre a veracidade da história contada pelas crianças. A mais velha delas, Bernadete, foi quem mais sofreu sendo vitima de agressões e zombarias por todos os lados.

Com a fama da aparição ganhando cada vez mais adeptos, o governo da França precisou tomar medidas mais drásticas e determinou que a gruta fosse interditada e as visitas proibidas por temo indeterminado.

Bernadete, fortalecida pela graça de Deus, se manteve firme em sua verdade e repetia para todos que a Nossa Senhora havia pedido para que fosse construída uma capela naquela gruta.

Sem sucesso em suas súplicas, Nossa Senhora ordenou que Bernadete que fosse à gruta em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as próprias mãos.

Bernadete, é claro, obedeceu. E imediatamente no local em que ela cavou começou a brotar água e nunca mais parou. Até então, era sabido por todos que ali era um lugar seco, onde jamais tivera fonte de água. Foi um milagre!

Ao saber da água que brotou na gruta, o povo começou a ir até lá em busca de cura. Então, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre o povo que se banhava nas águas da gruta de Lourdes.

As curas, aliás, nunca deixaram de acontecer em Lourdes até hoje. Tanto que lá existe uma comissão de médicos pronta para avaliar e atestar se determinada cura foi ou não um milagre.

Além disso, uma das grandes revelações de Maria em Lourdes foi afirmar que Ela era a Imaculada Conceição, título que o Papa Pio IX havia dado a Maria quatro anos antes em Roma. Bernadete e as meninas não tinham conhecimento disso.

No dia 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, deu a declaração oficial proclamando a posição da Igreja diante dos acontecimentos de Lourdes.

Bernadete tinha 22 anos quando viu Nossa Senhora de Lourdes pela última vez. Depois disso, a jovem decidiu seguir a vida religiosa e ingressou na congregação das Irmãs de Caridade de Nevers.

No ano de 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes no local em que a santa havia aparecido. Hoje este Santuário está em uma área com várias Igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta.

Bernadete morreu aos 34 anos e foi Canonizada pelo Papa Pio XI no dia 8 de dezembro do ano de 1933.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma, que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso, (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.

Deixe um comentário