Articulista

Os desdobramentos da demissão de Moro

Nesta sexta-feira, 24, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro anunciou sua saída do governo, com uma série de acusações gravíssimas contra o presidente, que mais tarde, foram acompanhadas de prints de conversas do mesmo com Jair Bolsonaro e a deputada Carla Zambelli. Mostrando insatisfação face à demissão de Maurício Aleixo, diretor da Polícia Federal, seu anúncio provocou enorme tristeza no país, repercutindo internacionalmente, com reflexos econômicos como a queda da bolsa de valores e a alta do dólar,  que ultrapassou os R$ 5,80.

O presidente em coletiva rechaçou as declarações do ex-ministro, alegando que não o chamaria de mentiroso e que suas acusações seriam falsas, apresentando acusações igualmente graves em desfavor de Moro, construindo assim uma guerra de narrativas.

Os desdobramentos deste fato se observam através dos pedidos de impeachment já protocolados contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, o que pode levar ao seu afastamento, assim como já se apresentam empresários deixando de apoiar o presidente. Os militares que despacham no Planalto também esboçam tristeza e preocupação, em vista da saída de um dos pilares deste governo, se não o mais forte deles, acreditando que isto terá um impacto decisivo para a atual crise.

Independentemente, a situação é extremamente preocupante, especialmente face às dificuldades que já estamos enfrentando com a pandemia coronavírus e seus desdobramentos políticos e econômicos.

Cabe agora somente ao Congresso julgar se o presidente cometeu crime de responsabilidade. No entanto, vemos pessoas que sempre torceram para que o governo desse errado e agora sambam no caixão do próprio país. Isso é de extrema tristeza, já que não temos que ter partido, e sim prezarmos pelo bem da nossa nação, independente do poder. Não podemos nos deixar levar pela emoção e nos cegar para todos os benefícios que ambos trouxeram ao Estado.

Bolsonaro recebeu um país totalmente devastado pela corrupção, e luta para reverter a situação frágil de nossa nação, nos restando agora apenas incertezas e aguardar vigilantes os desdobramentos dos fatos, com a esperança de olhar para o nosso país com orgulho.

Como brasileiro, deixo aqui meu pesar por essa perda imensurável, de um pilar representativo da justiça brasileira, mas na esperança de um futuro evoluído de nossa nação.