Articulista

O que a pandemia traz de mudanças para o mercado de trabalho

Além das mudanças na economia, a expansão do digital para dentro de nossas vidas, vemos mudanças no mercado, especialmente na questão da contratação. Quem manteve o emprego? Quem foi contratado? Com as condições cada vez mais caóticas e mudando sempre, vemos empregos acabando, milhões de demissões e também, a geração de novos empregos.
Para todos que estão à busca de um trabalho, procurando se reposicionar ou até mesmo evoluir, vemos algumas características atualmente necessárias, que não eram centrais anteriormente.

O conhecimento é de extrema importância, mas a interpretação e aplicação desse conhecimento é o que mais se procura atualmente, a aplicação real dele para a resolução de problemas em face da nova realidade.

No mesmo sentido, faz-se necessário o equilíbrio, para poder fazer frente às incertezas diárias. A busca por trabalhadores centrados, que têm a capacidade de lidar com os problemas de forma controlada é que mais as empresas buscam.

E primordial é a empatia. Em um momento caótico, as pessoas estão passando por essa turbulência das mais variadas formas, com seus problemas ainda mais acentuados, pelo que não sabemos o que cada um está passando naquela hora. Portanto, a interação social, o atendimento, acentuam a necessidade de se ter empatia e tentar uma maior aproximação e conexão, ironicamente, em tempos de distanciamento social.