O impacto dos crimes de menor gravidade
A segurança pública é uma questão a ser debatida em nossa cidade, todos sabem que constantemente somos vítimas de criminosos, mesmo diante da pandemia.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira afirmou que o número de prisões no comércio aumentou com seu fechamento, deixando tudo mais vulnerável.
A falta de punição de crimes de menor potencial é o grande erro do nosso sistema de segurança pública. De acordo com a teoria das janelas quebradas, estudo realizado por psicólogos no fim da década de 60 em Nova Iorque e Califórnia, comprovou que a desordem gera mais desordem.
Ou seja, um comportamento antissocial como quebrar uma janela, irá originar vários outros delitos, de diversos tipos, sendo um difusor de crimes mais graves. Seriam as impunidades destes pequenos delitos, uma janela quebrada para os delitos mais graves?
Ora, se não há reparo destas janelas, mais poderão ser quebradas, sem punição nenhuma. Como estão as “janelas quebradas” do seu bairro? Ele está organizado? Existem pequenos crimes? Eles são punidos? Vamos refletir sobre isso e não virar os olhos para a desordem!