DestaquesPolítica

Entre interesses pessoais e partidários, consenso na eleição da mesa-diretora da ALEMS pode ruir

Quem acompanha os bastidores da política, em especial dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), sabe que quando o assunto é eleição para a formação da nova mesa-diretora as coisas que, até então, são divulgadas como certas sempre estão sujeitas a mudanças e reviravoltas por vezes em cima da hora do martelo ser batido. É um jogo de interesses pessoais e partidários, que envolve desde a troca de favores a até planos políticos futuros – ora, quem quer concorrer a prefeito em 2024 precisa aparecer mais a partir de agora.

No primeiro dia do próximo mês, os deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2022 irão se reunir para votar e formar a primeira mesa-diretora para a próxima legislatura que se inicia. Por enquanto, o cargo de presidente tem como ‘quase certo’ o nome de Gerson Claro (PP) em um grande consenso partidário. A disputa maior se concentra nos cargos da secretaria e vice-presidência e é nesta discussão que aquilo que é dado como certo pode mudar da noite para o dia e o consenso propagado pode ruir feito um castelo de areia.

O PSDB, dono da maior bancada na Casa, tem sofrido internamente com a divisão dos cargos. O atual presidente Paulo Corrêa quer a função de 1ª secretário, mas o seu colega tucano Jamilson Name também pleiteia o posto. Este cargo tem uma importância maior por ser o responsável por administrar o dinheiro da ALEMS, bem como autorizar despesas e pagamentos. Essa responsabilidade também deve instigar outros parlamentares de outros partidos, como o PT, PL, MDB e o PDT, afinal, quem não quer ficar próximo do dinheiro!

De acordo com a Assembleia, os deputados elegem o presidente, o primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente; além do primeiro, segundo e terceiros secretários. No Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir do artigo 30, é possível conferir as atribuições da Mesa Diretora detalhadamente. Clique aqui para acessar a norma.

Deixe um comentário